“Mas será o Benedito?”: pica pau é personagem da identidade visual do Vestibular UEL 2024

Concurso reuniu estudantes do 3º ano de Design Gráfico, que sugeriram identidades para a próxima edição do processo seletivo.

Escolhida por meio de um desafio proposto aos estudantes do 3º ano do curso de Design Gráfico, a identidade visual do Vestibular UEL 2024 foi revelada na manhã desta terça-feira (18), em cerimônia realizada na Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). A próxima edição do vestibular terá a sua primeira fase realizada no dia 29 de outubro deste ano contando com a presença de um conhecido representante da fauna brasileira em seu material gráfico. O benedito-de-testa-amarela é considerado um dos mais belos pica-paus dentre as espécies conhecidas, chamando a atenção de servidores no campus da UEL com suas penas multicoloridas e seu tamborilar no caule das árvores.

“O cartaz e o material gráfico do Vestibular são marcas muito importantes da UEL e é muito interessante ver como as coisas vão mudando ao longo dos anos a partir do design. Queremos agradecer e parabenizar a todos os participantes, uma vez que todos os trabalhos trouxeram pontos de vista de grande importância”, disse a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia. A coordenadora avaliou as oito propostas apresentadas ao lado de servidores da Cops, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Coordenadoria de Comunicação Social (COM). O vice-reitor da UEL, Airton Petris, acompanhou a revelação.

O projeto gráfico vencedor foi desenvolvido pelas estudantes Fernanda Lonardoni Pizzaia e Maria Eduarda Monteiro Pinto e pelo estudante Danilo Timoteo Calcanhoto. Eles contam que o trabalho teve início em setembro do ano passado. “No dia em que fomos fazer um brainstorm, vimos um pica-pau aqui na Universidade e já estávamos pensando em algo que trouxesse um pouco de nostalgia. Até fizemos uma pesquisa com estudantes e o Sítio do Pica-pau Amarelo foi mencionado muitas vezes pelos alunos como um símbolo da infância. Então, tudo foi se encaixando. Vimos que fazia sentido”, conta Fernanda Pizzaia.

Pica-pau benedito-de-testa-amarela, representado na identidade do Vestibular 2024 da UEL. Animal é comumente encontrado no Campus por alunos e servidores (Divulgação)

Modelando o futuro

Outro elemento presente no projeto, conta a estudante Maria Eduarda Monteiro, é a massinha de modelar, “que representa a modelagem do futuro desse estudante. Ele é responsável pelo seu futuro. Buscamos trazer conforto porque há uma carga emocional muito grande”, conta.

Predominante em todo o projeto gráfico, a cor laranja busca representar a alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso, além de estar associada à criatividade, explicam. “É muito empolgante conseguirmos representar um conceito que idealizamos por tantos meses. Ver isso em todos os materiais que a UEL vai usar é muito gratificante, até por ter sido um pássaro que vimos aqui”, diz o estudante Danilo Calcanhoto.

Identidade visual

A escolha da identidade visual faz parte de uma parceria de quase 20 edições do Vestibular entre a Cops e o Departamento de Design Gráfico, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca). Para produção dos materiais, os estudantes tiveram a orientação e apoio de quatro professores: Rosane Fonseca de Freitas Martins, responsável pela disciplina de Design Promocional; Cibele Sitta, da disciplina de Planejamento Visual; Murilo Camargo, que ministra Produção e Análise da Imagem; e Marcelo Andreo, da disciplina Design e Movimento.

“É um trabalho muito prazeroso justamente por esse privilégio de representar a UEL numa imagem, num trabalho de criação. Nós, professores, não influenciamos na criatividade deles, apenas fazemos considerações técnicas. Houve muita dedicação e ficamos muito felizes com os resultados de todos”, diz Rosane Martins.

Equipe vencedora do concurso: Fernanda Lonardoni Pizzaia, Maria Eduarda Monteiro Pinto e Danilo Timoteo Calcanhoto (Foto: André Ridão/Agência UEL)

A primeira fase do Vestibular UEL 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023. Já as provas da segunda fase serão nos dias 26 e 27 de novembro de 2023. As provas de habilidades específicas serão em duas datas: a do curso de Música, em 24 de setembro; a dos cursos de Design de Moda, Design Gráfico, Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo, em 28 de novembro.