Vestibafest marca divulgação da primeira chamada dos aprovados no Vestibular 2023

Vestibafest marca divulgação da primeira chamada dos aprovados no Vestibular 2023

Aprovados devem realizar a pré-matrícula no Portal do Estudante até às 23h59 do dia 14 de maio para garantirem a vaga.

Uma festa multicolorida para marcar a realização de um sonho: tornar-se estudante em um dos 52 cursos de graduação em uma das melhores universidades estaduais do País. Foi assim que centenas de jovens comemoraram a aprovação do Vestibular 2023 da UEL, no Aterro do Lago Igapó, no início da tarde desta quinta-feira (4). Promovida pelo jornal Folha de Londrina, a Vestibafest 2023 reuniu aprovados e familiares, professores do Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV) da UEL, estudantes da graduação, representantes da administração da Universidade e imprensa local.

A coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia, orienta que os aprovados realizem a pré-matrícula no Portal do Estudante para garantirem a vaga. Este processo é rápido e deve ser realizado até às 23h59 do dia 14 de maio, restando aos alunos enviarem seus documentos pessoais conforme as orientações apresentadas. A pré-matrícula é obrigatória. 

 “Os candidatos que não foram convocados hoje devem acessar a página da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL), no ícone indicado para permanecerem na lista de espera. Se não optarem por permanecer, não participam da próxima convocação, que será divulgada no dia 22 de maio”, alerta a coordenadora, que acompanhou a festa. Ainda em descompasso com o ano civil em decorrência da pandemia da Covid-19, o ano letivo de 2023 vai ter início somente no dia 17 de julho. 

“Parabéns e sejam muito bem-vindos à melhor universidade estadual do País”, disse a reitora da UEL, Marta Favaro, que prestigiou a festa ao lado do vice-reitor, Airton Petris. Também estiveram presentes a Pró-reitora de Graduação da UEL, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, e a coordenadora de Comunicação Social (COM), Beatriz Silvério Botelho.

Reitora da UEL, Marta Favaro, ao lado do vice-reitor, Airton Petris. Administração deu as boas-vindas aos aprovados na Vestibafest 2023 (Foto: André Ridão/Agência UEL)

Emoção 

A espera por conferir a lista de aprovados chegou ao fim para 2206 candidatos na tarde desta quinta. Muitos foram alunos no Cursinho Especial Pré-Vestibular da UEL, presente no evento. “A nossa vida aqui é comemorar com quem passa e com quem não passa, porque quem não passa continua conosco. Vamos estar de braços abertos para recebê-los porque precisam de apoio nesse momento. Mas, também queremos festejar neste momento porque é merecido”, diz a coordenadora-geral do Cursinho da UEL, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira. 

O balanço de aprovados ainda vai ser realizado, no entanto, a coordenadora lembra que dos 450 alunos deste ano, 213 haviam sido aprovados na primeira fase do Vestibular 2023. “Fora o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Prouni (Programa Universidade Para Todos), agora vamos fazer o levantamento”, considera.

Docentes e estudantes do Cursinho Especial Pré-Vestibular da UEL comemoraram o êxito de muitos dos 450 alunos. (Foto: André Ridão/Agência UEL)

A emoção de ver o nome entre os aprovados em Medicina foi muito grande para Tainara Trindade de Carvalho, de 20 anos, moradora da Zona Norte de Londrina. Ex-aluna do Colégio Estadual José de Anchieta (Jardim Higienópolis) e de curso preparatório pré-vestibular, a jovem foi aprovada em sua terceira tentativa na UEL. “Meu sonho é salvar vidas e mudar a condição da minha família através da Medicina”, disse a jovem, ainda tomada pela emoção. 

Tainara Trindade de Carvalho, 20, comemorou ao lado da família a aprovação em Medicina. (Foto: Vitor Struck/Agência UEL)

O caminho para ser aprovada em Medicina na UEL foi um pouco mais longo para a jovem Letícia de Souza Ribeiro, de 24 anos. Vinda de Piraju, interior de São Paulo, ela foi aprovada após cinco tentativas. “Eu senti calma, paz, e sabia que estava ali e que era um propósito (a aprovação). Se meu pensamento fosse outro, não teria jeito. Era a última vez que eu iria prestar (o Vestibular). Eu passei no fim do ano e quis tentar a UEL. Era a UEL que eu queria”, disse, emocionada. 

Letícia de Souza Ribeiro, aprovada em Medicina, participou emocionada da festa (Foto: André Ridão/Agência UEL)

A aprovação no curso de Arquitetura e Urbanismo foi comemorada ao lado da mãe pela jovem Bruna Rinaldi Lima de Oliveira, de 18 anos. Londrinense, ela conta que o sonho de estudar na UEL teve início ainda na infância, por conta do incentivo da família. “Estou realizada. Eu acho que o sonho de um pai e uma mãe nos filhos é esse momento. A gente vive em função desse momento. Momento maravilhoso”, disse a corretora de imóveis Marjorie Navarro, ao lado da filha. 

Marjorie Navarro e a recém-aprovada Bruna Rinaldi Lima de Oliveira, aprovada em Arquitetura e urbanismo. “Momento maravilhoso”. (Foto: André Ridão-COM/UEL)

*Matéria atualizada às 15h29.

Leia também