Mascote Benedito rouba a cena e divulga o Vestibular 2024 na 75ª SBPC

Ave símbolo do Vestibular, Benedito-de-testa-amarela foi atração à parte no evento científico que movimentou Curitiba entre 23 e 29 de julho.

Quem passava pelos estandes da SBPC Jovem logo notava. De jovens mais crescidos aos pequenos – passando por pesquisadores já bem grandinhos -, ninguém deixou de cumprimentar, dar um abraço ou tirar uma foto de recordação com um dos mais curiosos participantes da SBPC Jovem, na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso para a Ciência (SBPC).

O pica-pau Benedito, mascote do Vestibular 2024 da UEL, pousou em Curitiba para uma nobre e importantíssima missão: além de divulgar a ciência produzida em uma das maiores estaduais do Brasil, divulgou também o Vestibular. O evento ocorreu na capital do estado, entre 23 e 29 de julho, cidade que também será sede na realização da primeira fase do Vestibular da UEL, realizada no dia 29 de outubro em Umuarama, Guarapuava e Cascavel, além de Londrina. A segunda fase do exame ocorre somente em Londrina, nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

E o Benedito fez bonito. Tirou fotos com o público, dançou coreografias e animou os professores e estudantes que trabalharam, por quase uma semana, no maior evento científico da América Latina. Em sua missão, o pássaro (uma das mais icônicas figuras da fauna da UEL, inspirada no Benedito-de-testa-amarela) tinha o objetivo de ampliar o número de inscritos do vestibular da UEL na capital. Para o exame 2023, a UEL recebeu 2590 candidatos em Curitiba, na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp) e na Unisantacruz. A cidade foi a segunda em número total de inscritos e representou cerca de 15% dos inscritos totais do último processo seletivo.

Benedito capa 1
Beneditocapa2
Beneditocapa4
next arrow

Para Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, a divulgação na capital do estado foi “bastante oportuna”. “É um polo importante, onde estamos também realizando a primeira fase do exame”, pontuou a coordenadora.

Catálogo de cursos

A divulgação do Vestibular 2024 em Curitiba é apenas uma das estratégias da UEL para difundir o processo seletivo fora de Londrina e região. O Catálogo de Cursos do Vestibular 2024, segundo a coordenadora da Cops, traz muitas informações vitais aos vestibulandos a respeito dos 52 cursos de graduação da UEL, criado como uma ferramenta para ajudá-los na hora da escolha.

No catálogo, que tem 58 páginas, estão contidas informações gerais sobre os cursos da UEL, como número de vagas nos respectivos períodos, tempo de duração do curso, área de atuação profissional e, também, as disciplinas específicas cobradas na segunda fase do vestibular. As formas de ingresso na Universidade (vestibular, Sisu, portador de diploma de curso superior, entre outras), além de explicações sobre as cotas oferecidas na UEL, são outros temas tratados no documento.