Cops anuncia identidade visual do Vestibular UEL 2025

Autores definem a arte como uma forma de demonstrar o impacto que a Universidade provoca com a geração de conhecimento, com uso da sinapse como metáfora.

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL anunciou, na manhã desta quinta-feira (18), a proposta finalista da arte do Vestibular UEL 2025, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única de dois dias, conforme aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A identidade visual tem como tema “Sinapses: conhecimento que gera reciprocidade” e é de autoria dos estudantes do 3º ano de Design Gráfico Arthur Pedro Fortes Silva, Júlia Barão de Castro e Paula Lucis Fernandes de Oliveira.

A proposta foi escolhida entre cinco trabalhos apresentados no último dia 11 por equipes formadas por estudantes. Há 21 anos, os cartazes, bem como toda arte utilizada na divulgação do Vestibular da UEL, são de responsabilidade dos acadêmicos do curso de Design Gráfico, uma parceria estabelecida entre a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) com o departamento e o colegiado do curso.

Arte vencedora do concurso foi feita pelos estudantes do 3º ano de Design Gráfico Arthur Pedro Fortes Silva, Júlia Barão de Castro e Paula Lucis Fernandes de Oliveira.

Os autores definiram a arte como uma forma de demonstrar o impacto que a Universidade provoca a partir da geração de conhecimento. O elemento utilizado é uma sinapse, uma alusão ao processo de comunicação onde um neurônio envia uma mensagem para um neurônio alvo – uma outra célula. A arte vai estampar o cartaz e também será utilizada no cabeçalho da prova, em todas as mídias sociais, no portal da Cops, no Manual do Candidato e na Revista Diálogos Pedagógicos.

Júlia Barão de Castro, Arthur Pedro Fortes Silva e Paula Lucis Fernandes de Oliveira, autores da identidade visual escolhida e que tem como tema “Sinapses: conhecimento que gera reciprocidade” (Agência UEL).

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o trabalho dos acadêmicos apresentou qualidade e grande potencial para interagir e comunicar com o público-alvo. Ela elogiou as equipes que participaram da disputa e lembrou que foi necessário um processo criativo e de construção para a concepção de cada proposta. “Dessa forma podemos observar a expressão máxima do curso. A cada ano, a Universidade se fortalece e demonstra que é uma instituição de excelência em diversas áreas”, acentuou.

A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, explicou que as ações para o Vestibular começam imediatamente. Segundo definiu, as propostas conseguiram ser fiéis à demanda apresentada, de produção de uma comunicação efetiva, divulgando datas e o novo modelo do vestibular, em fase única de dois dias. O objetivo é alcançar o maior volume possível de candidatos.

Cartazes que concorreram à disputa foram apresentados no dia 11. Vencedor vai estampar todo o material gráfico do processo seletivo 2025 (Agência UEL).

Cronograma

A Prova de Habilidade Específica será realizada no dia 29 de setembro. O Vestibular UEL 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. No primeiro dia será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, interdisciplinar, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No segundo dia, os candidatos realizarão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. A prova de Redação terá peso de 30% do total e será composta de, no máximo, duas propostas a partir das quais os candidatos deverão produzir textos. Outra novidade para este ano é que a UEL oferecerá somente inglês e espanhol como língua estrangeira. A prova será centralizada em Londrina.