Cops define normas do Vestibular 2025; inscrições vão custar R$ 181,00

Serão ofertadas 2.544 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações.

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL tornou públicas, na tarde desta sexta-feira (24), definições importantes relacionadas ao Vestibular UEL 2025 envolvendo as normas do processo seletivo, o número de vagas ofertadas e o preço público da inscrição.

Conforme a Resolução Cepe nº 026/2024, aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na última quinta (23), serão ofertadas 2.544 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações. Constam ainda no documento as diversas regras para o processo seletivo, como o número de vagas para cada curso e as três disciplinas cobradas na Prova de Conhecimentos Específicos, sendo a de Sociologia obrigatória para todos os cursos, incluindo o novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA). O Manual do Candidato 2024, que contém o conteúdo programático do concurso, será divulgado até o dia 1º de julho, segundo a Cops.

Já nesta quarta (22), o Conselho de Administração (CA) da UEL definiu o preço público da inscrição do Vestibular UEL 2025. Para a edição deste ano, o preço público fixado foi de R$ 181,00. A Resolução CA nº022/2024 foi publicada no site da Cops.

Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia, o reajuste foi necessário em decorrência dos custos estimados para a realização do Vestibular. Nesse sentido, diz Sandra, o Conselho de Administração da UEL levou em consideração o índice inflacionário dos preços do último ano, acumulado em 3,14%, elevando o valor em cinco reais em comparação com a edição anterior, R$ 176,00. Entretanto, o valor ainda acompanha a média adotada por Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná e de outros estados.

Reajuste do preço público do Vestibular 2025, de 3,14%, considerou variantes da inflação dos últimos anos e acompanha a média de outras IES, segundo Sandra Garcia (Fotos: Agência UEL).

Outra novidade, conforme a resolução do Cepe, é que para os cursos com concorrência igual ou menor a um candidato por vaga a prova passa a ser classificatória, ou seja, desde que o candidato não tenha nota final zero, ele será classificado no Processo Seletivo Vestibular 2025.

Isenção

A Cops reforça que os candidatos interessados na isenção do pagamento têm até às 17h do dia 6 de junho para solicitarem o direito por meio do Número de Identificação Social (NIS), atribuído por meio do CadÚnico do Governo Federal. Neste caso, a isenção será integral, considerando o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conforme Decreto Federal nº 6.135/2007. O candidato deverá ser membro de família de baixa renda, nos termos do mesmo decreto.

Cepe definiu e aprovou, na tarde da última quinta (23), normas do vestibular 2025.

Em seguida, entre os dias 18 de junho e 1º de julho, o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) irá realizar o processo de análise socioeconômica. Por meio desta modalidade, os candidatos podem obter desconto integral e parcial, de 30% e 50% do valor da inscrição.

Com o objetivo de garantir que os candidatos interessados na isenção não percam o
direito, a UEL e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina irão reforçar as
informações sobre as regras e, principalmente, os documentos necessários, junto às
escolas da rede estadual de educação.

As inscrições para o Vestibular UEL 2025 terão início no dia 18 de julho e somente serão efetivadas mediante o pagamento do preço público, o que também pode ser realizado via PIX.

Cronograma do Vestibular 2025 UEL

Pedido de isenção Nis/CadÚnicoAté 6 de junho (17h)
Pedido de isenção Seleção Socioeconômica17 de junho até 1º de julho (17h)
Inscrições18 de julho (17h) a 9 de setembro (23h59)
Prova de Habilidades Específicas29 de setembro de 2024
Prova de Conhecimentos Gerais17 de novembro de 2024 (das 14h às 18h)
Prova de Redação e Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos18 de novembro de
2024 (das 14h às 18h)

Vestibular em fase única

Com a mudança do formato aprovada em dezembro do ano passado, o Vestibular da UEL passará a ser em fase única, com dois dias de aplicação – neste ano, nos dias 17 e 18 de novembro para as Provas de Conhecimentos Gerais; Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, respectivamente. As provas de Habilidades Específicas (PHE) serão aplicadas antes, no dia 29 de setembro, somente para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música.