De olho no Vestibular, cursos de graduação passam a contar com novos sites 

De olho no Vestibular, cursos de graduação passam a contar com novos sites 

Sites são destinados aos estudantes que vão prestar o Vestibular da UEL, em fase única, nos dias 17 e 18 de novembro.

A Universidade Estadual de Londrina, por meio de ação conjunta da Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), concluiu a entrega dos novos sites dos cursos de graduação. Destinado aos estudantes que vão prestar o Vestibular UEL 2025, a modernização dos sites também é parte de um amplo processo que envolverá todos os portais da instituição, visando aperfeiçoar a experiência de todos os visitantes. Em meio ao prazo para as inscrições do Vestibular 2025 – até o dia 9 de setembro – os setores de comunicação da UEL preparam conteúdos focados no processo seletivo.    

A coordenadora de Comunicação Social da UEL, Beatriz Botelho, destaca que esse processo teve início há cerca de quatro anos, com a criação do portal O Perobal. Em seguida, envolveu a reformulação dos portais das pró-reitorias acadêmicas e dos programas de pós-graduação. A próxima etapa irá alcançar os portais dos departamentos e laboratórios da universidade. 

A coordenadora explica que a modernização das páginas prevê facilitar a visualização e a compreensão das informações, tais como duração dos cursos, modalidade de ensino, número de vagas e nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além disso, as páginas também passam a apresentar os projetos de extensão e ações dos programas de pós-graduação localizados nos respectivos centros de estudos. Ainda foram incluídas as orientações gerais sobre a infraestrutura da UEL de forma mais objetiva, interessante e conectada aos demais portais e serviços oferecidos pela instituição.

Sites contêm informações sobre cursos para os vestibulandos. Na imagem, a homepage do site do curso de Ciência de Dados e IA (Reprodução).

Com a atualização, acrescenta Beatriz, todos os sites passam a funcionar de forma integrada, possuindo o mesmo padrão de disposição dos elementos visuais (layout) e conexão com a página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). “Esta ação teve o objetivo de aperfeiçoar a experiência de todos os interessados em estudar na UEL quando procuram por informações sobre os cursos, especialmente os estudantes do Ensino Médio que pretendem prestar o Vestibular da UEL”, explica a coordenadora. 

Ação integrada

Durante o desenvolvimento das novas páginas, acrescenta, a COM e ATI permitiram a participação dos coordenadores e vice-coordenadores dos colegiados, de modo que a ampla maioria apresentou as suas demandas próprias e sugestões para aumentar o alcance da divulgação dos cursos. Ao mesmo tempo, os coordenadores receberam materiais gráficos produzidos pela equipe da COM voltados à divulgação dos cursos nas redes sociais, com foco no Vestibular. 

Sobre a funcionalidade dos novos sites, a servidora da COM Deise Mari Steiner explica que, agora, diversas atualizações irão ocorrer automaticamente. A principal e mais importante é relacionada ao corpo docente, disponibilizado nos sites de forma mais objetiva e interativa. “A Prograd fez um trabalho importante de manter o corpo docente dos cursos atualizado junto com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH). E a ATI desenvolveu um software para buscar as informações para que a lista de docentes ativos seja atualizada diariamente. Além do corpo docente, o Currículo Lattes dos professores também é atualizado assim que o próprio docente inclui a titulação”, explica a servidora. 

Coordenadora de Comunicação Social (COM), Beatriz Botelho. Trabalho em várias mãos culminou nos novos sites das graduações, destinados aos vestibulandos (Arquivo UEL).

Diante das novas funcionalidades, os coordenadores de colegiado estão autorizados a editar textos e incluir informações. No entanto, não possuem permissão para alterar a disposição dos elementos visuais, o que atende ao objetivo de manter um padrão visual para todos os cursos da Universidade Estadual de Londrina. Com o objetivo de sanar dúvidas, vídeo-tutoriais com dicas sobre a utilização da plataforma foram disponibilizados aos colegiados, bem como os setores permanecem à disposição para prestar apoio. 

Os próximos objetivos envolvem o aperfeiçoamento das páginas dos departamentos para que se tornem, também, linkadas aos sites dos cursos, explica a servidora Deise Mari Steiner. Em seguida, este trabalho será desenvolvido para os laboratórios até atender todos os sites da UEL. 

Ela também destaca que a atuação dos servidores da Assessoria de Tecnologia da Informação Humberto Ferreira da Luz Junior (Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas), Edson Luiz Pilati Filho (Divisão de Novas Tecnologias – Fábrica de Software) e o diretor Wellington Aparecido Cardador, vem sendo fundamental para o avanço da demanda.

Vestibular

Previsto para ocorrer em fase única, nos dias 17 e 18 de novembro, o Vestibular 2025 está com as inscrições abertas até o dia 9 de setembro, no valor de R$ 181. Com o intuito de ampliar a divulgação do processo seletivo, os setores de comunicação da Universidade Estadual de Londrina seguem implementando ações integradas, envolvendo a Coordenadoria de Comunicação, a Rádio UEL e a TV UEL. 

A partir desta semana, os ouvintes da UEL FM 107,9 irão conferir uma série de depoimentos inspiradores e que trazem a trajetória de ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Dentre os participantes estão o músico da Orquestra Sinfônica (Osuel) da UEL José Marcello Casagrande, o arquiteto moçambicano Nuno Ibra Remaine, a bióloga e pesquisadora de cogumelos Noêmia Kazue Ishikawa e o docente Abílio Júnior. 

No mesmo sentido, a TV UEL, em parceria com a Prograd e a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), divulga material institucional focado na atuação de egressos dos cursos de licenciatura da UEL. Por meio da trajetória de três personagens, a TV UEL joga luz sobre a paixão pela docência por meio das histórias dos professores Leonardo Shimura (Matemática), Vinícius Alcântara (Artes) e Gustavo Teixeira (Biologia), todos formados recentemente pela Universidade Estadual de Londrina.  

Leia também