UEL FM 107.9 comemora 35 anos com novidades na programação
UEL FM 107.9 comemora 35 anos com novidades na programação
Prestes a completar mais um aniversário, a rádio passou a contar com novas atrações.A rádio UEL FM 107.9 completou 35 anos nesta sexta-feira (6). A emissora educativa, que é órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, celebra a chegada de mais um ciclo com novos programas nas áreas de empreendedorismo, comunicação e divulgação científica.
No mês passado, a grade da rádio já passou a contar com novas atrações. No último dia 17, o programa jornalístico “A UEL e Você” teve sua estreia. Produzido e apresentado por Eliete Vanzo e Valéria Giani, o espaço favorece o contato da comunidade externa com o cotidiano e as produções da Universidade, servindo também de plataforma para promoção dos cursos e eventos da instituição.
Uma semana depois, foram lançados os programas “Frequência UEL” e “UEL e o Direito à Cidade”, novas produções do Departamento de Jornalismo, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade. O primeiro, transmitido aos sábados, às 10h, coloca em evidência produções dos alunos do 3º ano de Jornalismo em disciplinas práticas do curso, e é fruto de parceria entre os professores Reinaldo Zanardi, Fábio Silveira e Ayoub Hanna Ayoub, do Departamento de Comunicação. O último, sob comando de Ayoub, que é professor e coordenador do curso de Jornalismo da UEL, e da pesquisadora em Comunicação, Talita Arrebola, traz discussões sobre políticas públicas e direitos humanos em Londrina. O programa terá horário fixa na rádio, com exibição aos sábados, às 10h30.
Na última quinta (5), foi a vez da estreia do “Divulga Ciência”, série da Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina (Alumni-UEL). A produção terá ao todo sete episódios, lançados às quintas, às 23h, e reprisados aos domingos, às 20h, com a participação de egressos dos programas de pós-graduação da instituição em diálogo sobre as vivências de pesquisadores e a repercussão de seus trabalhos na sociedade.

Demanda por renovação
Mesmo com a inclinação para o jornalismo cultural, a emissora tem sido encorajada a abordar novos temas, como o empreendedorismo. Como parte dessa tendência, a programação passou a contar com novos títulos, como o programa “Conexão Empreendedora”, apresentado por Fabiano Galão aos sábados, às 9h, e a coluna “Drops Empreendedor”, do jornalista Rodolfo Brandão, transmitida às quartas, às 10h. “A UEL FM é frequentemente procurada, então percebemos que seria necessário abordar temas como o empreendedorismo aqui na região, e claro, com uma pegada educativa. Teremos em breve outra produção neste segmento, chamada ‘Linha Fina: Comunicação empresarial além do óbvio’, com Giovanni Nobile Dias, que mostra que apesar de envolverem o mesmo tema, as produções possuem os seus próprios pontos de vista”, destaca o diretor de programação da rádio, Jersey Gogel.
Para o diretor geral da UEL FM, Edyr Pedro, a renovação busca aproximar as produções da emissora às pautas interessantes e úteis à sociedade atual e alcançar outros nichos de audiência. “A introdução de conteúdos voltados à comunicação, ao empreendedorismo, à inovação e outras áreas é uma forma de diversificar a oferta sem perder o compromisso com a formação crítica. Além disso, há um objetivo claro de atrair novos públicos, especialmente jovens e profissionais em formação, promovendo um diálogo mais amplo com diferentes segmentos da população”, completa.


Continuidade de uma missão
A grade da UEL FM é formada por dezenas de programas musicais e informativos, além de colunas e podcasts sobre temas variados, como literatura, mitologia, gastronomia, tecnologia, higiene bucal, direitos do consumidor, ciência, entre outros. Parte das produções da emissora é resultado da dedicação de colaboradores voluntários.
Na programação musical, o foco é a produção nacional, com destaque para repertório ampliado de diferentes estilos e gêneros musicais. Além do “Música do Brasil”, transmitido recorrentemente ao longo da semana, a emissora mantém seus tradicionais programas sobre World Music (“Mundo Sonoro”, com Janaína Ávila), a era de ouro da Música Popular Brasileira (“Passado a Limpo”, com José Luís Baldy), ritmo jamaicano (“Rude Boy Train”, com Fernando Feijó), Jazz (“Londrina Jazz Club”, com José Flávio Garcia), Blues (“Sábado Blues”, com Flávio de Souza), música gaúcha (“Sons do Minuano”, com Elizandro Pellin) e Rock (“DNA ROCK BRASIL”, com Ângela Diana e Rogério Rigoni, e “Faces do Rock”, com Rô Silva e Jorge Fordiani).
Além do propósito de introduzir o legado de grandes obras às novas gerações, a rádio é movida, na visão de Pedro, pela missão de fomentar a cultura, educação e cidadania. Desta forma, grandes eventos musicais também estiveram no foco das ações da Rádio, como os shows da dupla Kleiton & Kledir, em agosto de 2024, e da banda Terra Celta, no Restaurante Universitário.

“A tendência é manter o foco, valorizando conteúdos que contribuam para a formação crítica e o acesso democrático à informação e à cultura.
No entanto, isso não impede a incorporação de novas linguagens e temáticas que dialoguem com os desafios contemporâneos e ampliem o alcance da rádio”, complementa o diretor.

O desempenho da UEL FM em diferentes plataformas confirma o sucesso da missão. Com mais de 7 mil seguidores no Instagram e número superior a 10 mil no Facebook, a emissora mantém um aplicativo com mais de 70 mil downloads realizados.
Dados também mostram que cerca de 30% dos usuários conectados permanecem na escuta por quatro horas, confirmando um grande engajamento diário. “Isso demonstra forte lealdade do público com conteúdo atrativo e envolvente. Também mostra que o aplicativo não está sendo usado apenas para acesso rápido ou casual, mas como uma plataforma constante de consumo. Esse comportamento é raro e muito valorizado no meio digital”, avalia Pedro.

(*Estagiário de Jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.)