UEL ultrapassa 100 mil seguidores no Instagram e cinco mil matérias no portal O Perobal

UEL ultrapassa 100 mil seguidores no Instagram e cinco mil matérias no portal O Perobal

Canais foram iniciados pela Coordenadoria de Comunicação Social (COM), como proposta de dar mais visibilidade às informações da Universidade

No ano em que completa 55 anos de criação, a Universidade Estadual de Londrina alcançou dois marcos importantes para a comunicação institucional. No mês de julho, o Portal O Perobal completou cinco mil matérias publicadas, enquanto o perfil da instituição no Instagram – @ueloficial – ultrapassou 100 mil seguidores. Os dois canais foram criados há cinco anos pela Coordenadoria de Comunicação Social (COM), em plena pandemia de Covid-19, como proposta de dar mais visibilidade às informações da Universidade na internet.

As cinco mil matérias d’O Perobal representam uma média anual de mil publicações do site. Os conteúdos são acessados por pessoas das comunidades interna e externa, sendo replicados em veículos de comunicação do Paraná, como a Agência Estadual de Notícias (AEN), do Governo do Estado; além de portais e veículos de imprensa de Londrina e região, alcançando veículos de abrangência nacional devido ao impacto da produção científica da Universidade. 

O Perobal foi o primeiro site a ser migrado para a plataforma WordPress, em uma parceria com a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), que se ampliou nos últimos anos para modernização de todas as páginas da Universidade.

Informações do Portal O Perobal desde julho de 2020

Com a atualização, o novo formato permite a otimização dos conteúdos e, por consequência, melhor indexação pelos mecanismos de busca, o que possibilita maior acesso ao site. De janeiro a julho deste ano, por exemplo, foram registrados 720.135 visualizações do site por 358.835 usuários, segundo o Google Analytics. A média de visualizações chega a 1,3 milhão, quase o dobro da registrada no site anterior, quando a média era de 700 mil visualizações no ano. 

O nome faz referência ao primeiro jornal impresso da UEL, chamado O Perobal, que também se referia à Fazenda Perobal, onde o Campus Universitário foi construído. A proposta de ser um portal ampliou os conteúdos publicados pela Agência UEL de Notícias, organizada dentro da COM, para receber conteúdo de outros espaços de comunicação da Universidade.

Portal faz referência ao primeiro jornal da Universidade, O Perobal

Houve mudança também na forma de trabalho da equipe da Coordenadoria, com organização semanal das matérias a serem veiculadas, divididas em conteúdos acadêmicos, administrativos, culturais, entre outros, atendendo às demandas de comunicação dos centros de estudo, departamentos, programas de pós-graduação e órgãos suplementares e de apoio. 

Além disso, foi criada a Editoria de Ciência – em substituição ao Jornal Notícia-, que passou a publicar semanalmente matérias de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Tal ação resultou na ampliação da produção: 69 reportagens foram publicadas de janeiro a julho deste ano, uma média de dez por mês. 

De acordo com a coordenadora de Comunicação, Beatriz Botelho, os resultados se devem ao empenho da equipe na elaboração do conteúdo, veiculado em um site organizado e moderno que colabora para o maior alcance das informações. “Ao longo desses cinco anos, foi possível acompanhar como essa ação fez diferença para ampliar nossa repercussão. Reforçando os nossos canais e a distribuição do conteúdo, consolidamos a presença digital como ferramenta para publicidade e transparência das ações da Universidade, princípios da administração pública”, destaca.

Instagram da UEL

Outro importante marco foi atingido pelo Instagram da UEL, que ultrapassou a faixa dos 100 mil seguidores no mês de julho. Conforme os insights da rede, somente neste ano, o perfil já soma mais de 15 milhões de visualizações, 1 milhão de contas alcançadas e 376 mil interações com o conteúdo, entre curtidas, comentários e compartilhamentos.

As publicações na rede começaram de forma esporádica em 2019, mas se intensificaram a partir de julho de 2020. Com equipe própria, foram definidas estratégias para gerenciar a imagem da instituição, fortalecer o relacionamento com a comunidade e ser canal de acesso ao novo site de notícias da UEL. São aproximadamente 15 publicações mensais no feed, de matérias a conteúdos de engajamento, e centenas de stories publicados com conteúdo próprio ou replicados de outras contas. 

“A UEL demorou para iniciar a divulgação nas redes sociais, mas quando entrou se organizou para um trabalho estratégico. Ali, a universidade assume uma personalidade própria, o que aproxima ainda mais as pessoas. Conseguimos medir o engajamento do público e indica que estamos nos comunicando melhor com eles – sempre com muita responsabilidade”, conta a coordenadora.

Integração

Ao longo dos últimos dois anos, a Coordenadoria de Comunicação também vem trabalhando de forma integrada com Rádio UEL, TV UEL, Departamento de Comunicação (CECA) e Assessoria do Hospital Universitário (HU). Além da produção de conteúdos para o site, outras ações conjuntas foram estabelecidas, desde a produção de podcasts à organização de eventos.

Para divulgar os cursos de graduação e Vestibular da UEL, a parceria foi intensificada com a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e Pró-reitoria de Graduação (Prograd). As atividades se estendem na produção para as redes sociais e para divulgação física. 

Além disso, as Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) e de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) também estão mais próximas da COM, possibilitando maior divulgação de cursos e ações da pós-graduação, bem como de atividades de extensão e eventos, a exemplo da Operação Rondon, por meio da atividade de bolsistas.

Na temática da internacionalização, a COM fez uma parceria com Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e os Programas do Paraná Fala Idiomas – Espanhol, Francês e Inglês-, para tradução das matérias da Editoria de Ciência. Foram traduzidas 80 matérias desde o início das atividades em 2023. 

Todo conteúdo d’O Perobal está disponibilizado nos Portais da UEL – Estudante, Servidor e Docente – e em todas as novas páginas da UEL, criadas em parceria com a ATI. A parceria se dá pela modernização dos sites institucionais, com a migração de todos para o WordPress – página inicial, pró-reitorias, centros de estudos, departamento, cursos de graduação, entre outros. .

Além disso, a COM atua de forma integrada com a Diretoria de Serviços Gráficos, a Gráfica da UEL, para fortalecer a imagem da Universidade por meio de produtos institucionais, padronização do uso da logo e produção gráfica. No momento, segue em produção de todo material comemorativo dos 55 anos da UEL.

A Coordenadoria de Comunicação Social possui uma equipe diversa e multiprofissional, para atender as demandas institucionais da UEL. Como frente de atuação estão jornalismo, relações públicas, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e suporte aos sites.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.