Medicina da UEL ganha selo do Sistema de Acreditação do CFM

Medicina da UEL ganha selo do Sistema de Acreditação do CFM

UEL é a primeira Universidade pública do Paraná a obter a certificação. Selo atesta a qualidade do curso e capacidade profissional dos alunos.

O curso de Medicina da UEL acaba de ser incluído na seleta lista do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina (CFM) conferido a graduações que comprovam qualidade, com foco na melhoria contínua do ensino. A certificação ocorreu no final do mês passado, resultado de um processo iniciado em 2024 e que incluiu uma autoavaliação detalhada da infraestrutura como salas, laboratórios e conteúdo repassado aos alunos e posteriormente, uma visita de uma equipe que veio ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) para comprovar as informações.

A Acreditação do SAEME é reconhecida pela World Federation for Medical Education (WFME) e representa um selo de padrão internacional, essencial para egressos que desejam atuar no exterior. A UEL é a primeira Universidade pública do Paraná a obter a certificação. De acordo com o portal do Sistema de Certificação, apenas 11 Universidades do sul do país estão contempladas.

Zuleica Naomi Tano , a Coordenadora do Colegiado de Medicina e Leandro Diehl, Coordenador do Núcleo Docente Estruturante.

Segundo os professores, Zuleica Naomi Tano (Coordenadora do Colegiado de Medicina) e Leandro Diehl (Coordenador do Núcleo Docente Estruturante), a principal vantagem dessa nova certificação é oportunizar aos jovens médicos a possibilidade de experiências profissionais ou acadêmicas no exterior como integrar Programas de Pós-graduação ou a validação do diploma em outros países. Eles acrescentam quem o selo comprova a formação de profissionais competentes, alinhados com as diretrizes nacionais e o exercício profissional ético.

Para os professores, a acreditação do SAEME atesta a qualidade do curso e comprova a capacidade profissional dos alunos. Foram avaliados cinco itens considerados essenciais – Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Ambiente Educacional. O selo SAEME é reconhecido pela World Federation for Medical Education (WFME) por 10 anos, permitindo que egressos de escolas credenciadas se submetam a exames como nos EUA e Canadá.

No mês passado o curso de Medicina da UEL foi considerado Muito Bom, obtendo o conceito 4, no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) do Ministério da Educação (MEC). Criado em 1965, por Decreto Estadual, a graduação foi integrada à estrutura da UEL oficialmente em 1970. Desde então é referência histórica em ensino, pesquisa e atendimento em saúde pública no Paraná.

Apoio

Para a Pró-reitora de Graduação da UEL, professora Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, a acreditação significa o reconhecimento formal da qualidade do Curso de Medicina. “Também sinaliza que a Universidade, com toda sua estrutura de apoio acadêmico e pedagógico, atende a requisitos de padrões de qualidade internacionais e que tem competência para realizar o seu papel de modo eficaz e seguro na formação de Médicos”, afirma.

Para os estudantes, continua Tucci de Carvalho, a acreditação é um selo de qualidade a mais para a graduação, podendo facilitar o processo de aplicação nacional e internacional dos egressos, tanto para programas de Residência Médica, Mestrados, Doutorados e para validação do diploma fora do nosso País. A professora ressaltou ainda que outras instâncias da Universidade contribuíram para o processo de acreditação da Medicina como a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Pró-reitorias de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), Gabinete da Reitoria, gestores de saúde do município e até lideranças comunitárias. Coube à Prograd fazer a intermediação, logística, acompanhamento e apoio durante o processo de acreditação do curso.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.