Mestranda finaliza pesquisa que originou sérum a partir do bicho-da-seda

Mestranda finaliza pesquisa que originou sérum a partir do bicho-da-seda

Maria Vitória Ferreira aguarda testes em laboratórios certificados pela Anvisa para iniciar a venda do cosmético, com propriedades hidratantes, antioxidantes e regenerativas

O projeto de pesquisa que resultou em um sérum facial desenvolvido a partir da fibroína, proteína extraída do casulo do bicho-da-seda, chegou ao fim. A responsável era Maria Vitória Ferreira, agora mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Londrina, que criou um produto facial hidratante com alto potencial antioxidante e de regeneração. Após testagem clínica com mais de 50 voluntários, o sérum está patenteado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Os próximos passos para definir valores e iniciar a venda são os testes em laboratórios certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma etapa essencial e custosa, pontuou Ferreira. Como a patente foi depositada em parceria com a companhia Bratac Fiação de Seda, que forneceu os casulos do bicho-da-seda utilizados nos testes e na produção do sérum, “todos os pontos devem estar devidamente alinhados antes de darmos seguimento”, adiantou a pesquisadora.

Ferreira destacou um resultado acerca da fibroína, revelando que o ativo “mostrou um potencial de migração de células que pode ser relevante para a característica de regeneração, e dessa forma, pesquisas mais aprofundadas nessa parte podem trazer resultados que agregarão muito ao projeto”. O referido é a iniciativa multidisciplinar Seda Brasil – o fio que transforma, que busca fortalecer a cadeia produtiva da seda no Paraná.

Fibroína antes de ser derretida. Foto: Arquivo pessoal

Toda a formulação do cosmético foi realizada com matérias-primas naturais, também considerando que há diminuição de resíduos com o aproveitamento de casulos que não poderiam ser utilizados no mercado têxtil. A mestranda busca dar continuidade e ampliar o trabalho futuramente, tanto na pesquisa do sérum como de outros produtos, visto que “o projeto Seda abriu um leque de possibilidades e seria incrível poder explorá-las”.

Ciência coletiva

O produto foi desenvolvido no âmbito do Laboratório de Inovação e de Tecnologia Cosmecêutica (LABITEC), sob orientação de Audrey Lonni, do Departamento de Ciências Farmacêuticas. A professora salientou que a pesquisa de Ferreira foi viabilizada a partir da integração de diferentes centros de estudos e profissionais, com os resultados alcançados sendo frutos do trabalho colaborativo.

As docentes Cristianne Cordeiro, do Departamento de Design, e Renata da Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, auxiliaram na coordenação e gestão do projeto. Sandra Helena Prudêncio, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, contribuiu nos testes sensoriais, fundamentais para a avaliação do produto. A parceria com o professor Luís Fernando Cabeça, da UTFPR, foi essencial para o desenvolvimento e otimização da extração da fibroína do bicho-da-seda, etapa-chave para a obtenção do ativo.

A Bratac Fiação de Seda forneceu os casulos de forma parceira, o que viabilizou toda a etapa experimental. “E, claro, a aluna Maria Vitória teve papel central na execução, junto com toda a equipe envolvida nos testes. Ciência de qualidade não se faz de forma isolada e, neste caso, o excelente desempenho do projeto só foi possível graças à soma de expertises”, completou Lonni.

Maria Vitória Ferreira e a professora Audrey Lonni no dia do estudo clínico do projeto, quando foram entregues as amostras do sérum aos voluntários. Foto: Arquivo pessoal

Apresentações internacionais

Defendida em março, a pesquisa de mestrado de Ferreira tem como título “Sérum facial a base de fibroína da seda (Bombyx mori): desenvolvimento, caracterização e avaliação das propriedades hidratantes, antioxidantes e regenerativas”.

O produto criado foi apresentado à comunidade científica diversas vezes em forma de protótipo, como em simpósios nacionais e internacionais de Cosmetologia. No ano passado, mestranda e orientadora estiveram no XXVII Congresso Ibero Americano de Químicos e Cosméticos (COLAMIQC), realizado na Colômbia.

*Bolsista na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.