INCT Toxoplasmose financia pesquisas nacionais e internacionais de combate à doença
INCT Toxoplasmose financia pesquisas nacionais e internacionais de combate à doença
Rede de apoio é coordenada pelo professor João Luis Garcia; estudos vão desde a criação de kits de diagnóstico rápido ao desenvolvimento de vacinas.O Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) da UEL sedia o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Toxoplasmose, e apoia trabalhos realizados por cerca de 85 profissionais no Brasil e no mundo que se dedicam a pesquisas dentro de uma perspectiva de saúde única – humana e animal. O objetivo é avançar na proteção contra a doença, zoonose causada pelo protozoário “Toxoplasma Gondii”.
Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, o professor João Luis Garcia coordena a rede de apoio, captando milhões de reais em diferentes editais para que as iniciativas sejam fomentadas. Os recursos são divididos entre os participantes, que executam projetos em torno da toxoplasmose em diferentes áreas, como a criação de métodos de diagnóstico rápido, para tomar medidas preventivas precoces no combate à doença; o estudo da virulência da cepa; o desenvolvimento de vacinas para serem aplicadas em gatos, suínos e ovinos para diminuir a contaminação ambiental e a infecção humana; além da capacitação de profissionais de saúde e áreas correlatas para que eles atendam melhor os pacientes.
Garcia também é responsável pelo Laboratório de Parasitologia Veterinária, onde são realizadas as iniciativas da UEL quanto ao INCT Toxoplasmose. O docente informou que, no momento, os focos principais são o desenvolvimento de kits de diagnóstico rápido para toxoplasmose em gestantes e crianças, o isolamento de cepas e o estudos com vacinas para imunizar animais.
O material completo, em vídeo, está disponível no programa estadual “Paraná Ciência”, da TV Paraná Turismo. A reportagem da TV UEL inicia a partir dos 20min e 42 segundos.
Excelência internacional
Valorizando a internacionalização, o INCT Toxoplasmose apoia o trabalho de pesquisadores de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, França, Bélgica, Escócia e Espanha. Demais projetos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal também prezam por colaborações mundo afora, o que vem garantindo a continuidade da nota máxima concedida em avaliações quadrienais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UEL possui cinco programas com o conceito 7, atestando excelência internacional.
*Bolsista na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação




