Estrangeiros superam barreira do idioma no curso Português para Falantes de Outras Línguas
Estrangeiros superam barreira do idioma no curso Português para Falantes de Outras Línguas
Iniciativa oferece aulas presenciais para auxiliar na naturalização e integração de falantes de outras línguasAdaptação ao novo país de residência, distante da família, longe da própria cultura e dos costumes já são tarefas difíceis, mas quando é adicionada a barreira do idioma, a adaptação do estrangeiro em outro país fica desafiadora. O Laboratório de Línguas da UEL, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), existe inclusive para auxiliar pessoas que lidam com essas questões, ou seja, estrangeiros que residem em Londrina.
É ofertado pelo Lablínguas o curso Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL). Com duração de 60 horas e presencial, o curso oferece o aprendizado da Língua Portuguesa, sem restringir a cultura e a identidade de origem dos estudantes. Mais do que aprender a língua, ao concluir as aulas e passar por avaliação, o aluno recebe o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa, que é exigido pela Polícia Federal para o processo de naturalização e permanência no país.

A professora Arelis Felipe Ortigoza Guidotti, coordenadora geral do Lablínguas, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, e imigrante natural de Cuba, relata que a procura pelo curso está principalmente entre estrangeiros que buscam melhores colocações no mercado de trabalho ou dar continuidade aos estudos.
Perfil do estudante
Segundo a coordenadora, os participantes do projeto não são apenas os hispanohablantes dos países vizinhos, mas também interessados de locais mais distantes do globo, como Alemanha, Polônia, Nigéria, Haiti e outros. “Nós temos alunos dos mais variados perfis, dos 18 aos 50 anos, desde estudantes de graduação, pós graduação, até aqueles inseridos no setor primário”, destaca.
Ainda que sejam disponibilizadas vinte vagas, apenas uma média de dez estudantes concluem o curso por ano. Essa queda se deve a união dos desafios que enfrentam como alunos, como a falta de tempo para os estudos por causa do trabalho, com a realidade de vulnerabilidade social que enfrentam por serem migrantes internacionais.
Além do curso para adultos do LabLínguas, há também o projeto de extensão na UEL que oferece aulas de português como língua de acolhimento para crianças, utilizando metodologia de ensino que inclui o lúdico para despertar o interesse pelo português. É intitulado “Educação linguística em português como língua adicional para crianças imigrantes internacionais”. “Nosso objetivo não é apagar a língua materna, mas sim ajudar as crianças na integração social. Na aula criamos um diálogo, explorando os pontos próximos entre as duas, não apagando as identidades, mas valorizando a cultura do outro também”, afirma.


Dificuldade – Original de Cuba, Guidotti explica que ao chegar no Brasil, também enfrentou dificuldades com o idioma – e compartilhada por muitos dos estudantes. Ela conta que a principal barreira foi compreender a distância entre a língua falada e a escrita. Segundo coordenadora, “quando comecei a estudar o português, eu tentava falar como se fosse Machado de Assis, e não dava muito certo. Eu falo por experiência própria que é preciso aprender em qual contexto é preciso ser formal, ou quando você pode falar informalmente, essa é uma dificuldade que até os próprios brasileiros enfrentam”, diz a coordenadora.
Esforço integrado

A coordenadora geral argumenta que o próximo passo do PFOL é procurar o aumento da integração efetiva entre a Universidade e outras instituições que trabalham diretamente com os imigrantes internacionais, como a Polícia Federal, o Caritas ou a Secretaria de Educação. O objetivo é expandir a divulgação do curso para um público cada vez mais amplo.
Informações adicionais sobre o Português para Falantes de Outras Línguas, assim como outros cursos estão disponíveis no site oficial ou na rede social do LabLínguas. Para sanar dúvidas também está disponível o contato labling@uel.br .
*Estagiário de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.




