Colóquio nacional debate os caminhos da pesquisa em música na contemporaneidade

Colóquio nacional debate os caminhos da pesquisa em música na contemporaneidade

A programação contará com mesas temáticas, debates e apresentações musicais

O Sesc Cadeião recebe, entre os dias 8 a 11 de setembro, o 2° Colóquio Nacional de Pesquisa em Música de Londrina (CONPEM). O evento busca reunir estudantes, professores e pesquisadores internos e externos à Universidade Estadual de Londrina (UEL) em um espaço voltado para reflexões e diálogos sobre a produção de pesquisa em música. Os interessados podem se inscrever – AQUI.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX), a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos projetos desenvolvidos por alunos de graduação e estimular a difusão dos estudos existentes na área. Além de promover discussões sobre os caminhos da pesquisa em música na contemporaneidade. 

Programação

(Divulgação)

Cada dia do evento será dedicado a uma das quatro áreas do curso de música da UEL. Na terça-feira (8), o tema será “Educação Musical”; na quarta-feira (09), “Musicologia”; na quinta-feira (10), “Performance”; e, na sexta-feira “Composição”.

A programação do evento conta com mesas de discussões mediadas por professores de diversas universidades brasileiras, além da UEL: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Unifaveni e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Os debates abordarão diferentes temas relacionados às quatro áreas centrais. Entre eles: “Profissão, Gênero e Música: interfaces com a formação e atuação em Educação Musical”, “Etnomusicologia hoje: sujeitos, saberes e práticas”, “Escutas sensíveis como ferramentas para a criação sonora” e “Perspectivas contemporâneas da pesquisa em performance musical”. 

Apresentações musicais

Outro destaque do evento são as apresentações musicais. Na quarta-feira (9), Valério Fiel da Costa, de João Pessoa (PB), apresentará composições de música contemporânea de concerto, acompanhadas por performances do Grupo de Estudo de Música Experimental (MEGE), grupo de livre improvisação coletiva. 

Na quinta-feira (10), será a vez de Júlio Cesar Matos Borba, de Guarulhos (SP), com uma apresentação de chamamé instrumental, gênero musical e de dança tradicional da região Sul do Brasil. 

(Divulgação)

Último dia

Encerrando a programação, na sexta-feira (11), Bernardo Vescozi Fabris, de Ouro Preto (MG), fará um recital solo de violão de sete cordas. O músico apresentará um repertório formado por arranjos e composições inspirados na música do interior do Brasil, da Argentina e do Paraguai. 

Fábio Furlanete, coordenador do colóquio e professor do Departamento de Música, reforça a importância de reunir, em um mesmo evento, artistas com trajetórias e propostas musicais diversas. “O público tem a oportunidade de ter contato com práticas artísticas que normalmente ficam soterradas sob uma mídia muito uniformizante. Assim, as pessoas acabam descobrindo uma diversidade e riqueza da nossa cultura que elas, muitas vezes, nem sabiam que existia”, destaca.

Acesse mais informações sobre o Colóquio – AQUI

Estagiária de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social*

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.