Professor da UEL é selecionado para mobilidade na Universidad de Cádiz, na Espanha

Professor da UEL é selecionado para mobilidade na Universidad de Cádiz, na Espanha

Docente integrará projeto de cooperação internacional para desenvolver estratégias nutricionais sustentáveis e fortalecer parcerias acadêmicas

O professor Nelson Mauricio Lopera Barrero, do Departamento de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), foi selecionado pela Fundación Carolina para o Programa de Mobilidade de Professores Brasil-Espanha. Em janeiro do próximo ano, ele atuará como professor visitante da Universidad de Cádiz (Espanha) com permanência de dois meses.

Também coordenador do Núcleo de pesquisa em Aquicultura e Genética (NEPAG) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UEL (Conceito 7 da Capes), Lopera Barrero conta que a mobilidade objetiva a participação em projetos de pesquisa na área de aquicultura juntamente com professores pesquisadores da universidade espanhola, além da colaboração e parceria acadêmica e científica e o fortalecimento do convênio vigente entre a UEL e a Universidad de Cádiz (UCA).

Ele participa do projeto de pesquisa “Evaluación del efecto combinado entre la edad/tamaño, alimentación y condiciones ambientales en el cultivo de la seriola”. A iniciativa de cooperação científica internacional poderá contribuir para o desenvolvimento da aquicultura brasileira por meio da transferência de conhecimentos, tecnologias e estratégias nutricionais voltadas à produção sustentável de peixes.

Sustentabilidade da aquicultura

Embora a pesquisa tenha como foco a Seriola dumerili, espécie marinha de elevado potencial aquícola na Europa, os conhecimentos gerados sobre nutrição, fisiologia digestiva, metabolismo, resposta imunológica e adaptação às condições de cultivo poderão orientar novas pesquisas e aplicações em outras espécies de interesse para a aquicultura brasileira, incluindo peixes marinhos e de água doce.

O pesquisador explica que um dos principais desafios da aquicultura brasileira é desenvolver rações mais eficientes e economicamente viáveis, reduzindo a dependência de ingredientes de origem animal e ampliando o uso de fontes alternativas de proteína, sem comprometer o crescimento, a saúde e o bem-estar dos animais. “Nesse sentido, os resultados do projeto poderão contribuir para aprimorar a formulação de rações, identificar ingredientes funcionais com potencial para melhorar a resposta fisiológica dos peixes e estabelecer estratégias nutricionais adaptadas às diferentes fases de desenvolvimento e às condições ambientais de cultivo”, diz Lopera Barrero.

O professor Nelson Lopera Barrero (CCA) – (Foto: André Ridão/ArquivoCOMUEL)

Para o professor da UEL, todas essas ações se enquadram nas metas de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e fortificam uma futura e possível parceria entre este programa e os outros de pós-graduação presentes na universidade espanhola.

A cooperação internacional e o convênio vigente permitirão fortalecer a capacidade científica e tecnológica, promovendo o intercâmbio de metodologias, participação de projetos de pesquisa, a formação e intercâmbio de recursos humanos qualificados entre as duas instituições, abrindo também a possibilidade do estabelecimento de novas parcerias com outras instituições de pesquisa espanholas. A participação do professor do Departamento de Zootecnia deve contribuir para aproximar a pesquisa científica das necessidades reais da aquicultura brasileira, “favorecendo o desenvolvimento de soluções nutricionais inovadoras, a redução dos custos de produção e o uso mais sustentável dos recursos naturais, com potencial para fortalecer a competitividade do setor aquícola nacional”, complementa Lopera Barrero.

*Assessora especial na Coordenadoria de Comunicação UEL

Foto destacada: site Universidad de Cádiz.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.