Operação Rondon PR seleciona estudantes para oficinas em Guaratuba e Dr. Ulysses
Operação Rondon PR seleciona estudantes para oficinas em Guaratuba e Dr. Ulysses
Voltadas a graduandos e pós-graduandos, inscrições vão até 27 de junho. Ações serão entre os dias 10 e 23 de outubro.Iniciativa criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) para fomentar ações de extensão universitária em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Programa Rondon Paraná recebe, até dia 27 de junho, a documentação dos estudantes interessados em participarem desta edição. Voltadas para graduandos e pós-graduandos das áreas aderentes às propostas do programa, as ações irão ocorrer entre os dias 10 e 23 de outubro, nos municípios de Guaratuba, no litoral, e Dr. Ulysses, no lado paranaense do Vale do Ribeira.
A participação de alunos e professores é voluntária e cabe à Seti o financiamento da alimentação, transporte, seguro e materiais para a realização das oficinas, que serão oferecidas gratuitamente à população. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná, dotação orçamentária destinada ao financiamento para pesquisa científica.
A seleção dos estudantes da UEL, explica o diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista, Paulo Liboni Filho, vai seguir às regras do edital publicado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). Nesta etapa, 20 alunos serão selecionados a partir de pré-requisitos presentes no edital, como estarem regularmente matriculados, terem mais de 18 anos e disponibilidade para participarem das atividades de formação.
Após a seleção, o grupo irá participar de uma solenidade de lançamento do Programa Rondon Paraná, em Curitiba, onde haverá a divisão das equipes para os dois municípios atendidos. “Essas equipes vão se juntar a outras de outra instituição de Ensino Superior do Paraná. No caso das atividades em Guaratuba, a instituição parceira da UEL vai ser a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em Dr. Ulysses, a instituição parceira vai ser Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)”, explica Liboni Filho.
Ele também ressalta que os coordenadores das equipes já foram selecionados e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade dos municípios ao lado dos gestores e lideranças locais. “Estas oficinas vão ser fruto de uma articulação com gestores públicos e lideranças locais e a ideia é que o município dê continuidade nas ações”, define o diretor da Proex.
A partir deste diagnóstico, ficou definido que as oficinas que serão desenvolvidas no município de Dr. Ulysses envolverão temáticas como Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça. Desta forma, as áreas indicadas são: Psicologia, Direito, Serviço Social, Ciência de Alimentos/Nutrição, Educação Física, Artes/Dança, Agronomia, Jornalismo/Relações Públicas, Marketing/Design e ou Enfermagem
Já em Guaratuba, as oficinas ocorrerão no âmbito das áreas temáticas de Trabalho, Meio Ambiente, Comunicação, Tecnologia e Produção. Portanto, são voltadas aos estudantes de Ciências Biológicas, Agronomia, Direito, Administração, Artes Visuais, Artes Cênicas, Ciência da Computação, Música, Relações Públicas, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia e Jornalismo.
Os alojamentos das equipes serão fornecidos pelas prefeituras municipais e o encerramento desta edição do programa ocorrerá no município de Pontal do Paraná. Semelhante ao Projeto Rondon do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem foco na formação cidadã dos estudantes sem perder de vista a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental.
Inscrições
Para se inscrever, os alunos devem manifestar interesse aos coordenadores das equipes por e-mail, anexando os seguintes documentos: carta de apresentação; currículo Lattes; comprovante de matrícula e comprovante de participação no projeto ou programa de extensão, quando houver.
Selecionados via edital, os coordenadores das equipes também já estão definidos e também atuarão de forma voluntária. Irão comandar as atividades no município de Dr. Ulysses a docente do Departamento de Educação Física (Cefe) Silvana Cardoso de Souza e o professor do Departamento de Administração (Cesa) Eduardo Augusto do Rosário Contani. Interessados em se inscrever devem entrar em contato pelo e-mail silvana.souza@uel.br.
Já em Guaratuba, a equipe será coordenada pelo professor do Departamento de Biologia Geral (CCB) Carlos Alberto Miqueloto e pelo docente do Departamento de Biologia Animal (CCB) Wellington José da Silva. A dupla de professores recebe inscrições pelo e-mail carlos.miqueloto@uel.br.
O resultado da seleção dos estudantes será publicado via edital no dia 4 de julho.