Professora da UEL participa de simpósio de Direito Civil ítalo-brasileiro
Professora da UEL participa de simpósio de Direito Civil ítalo-brasileiro
A professora Rita Espolador abordou temas que envolvem negócios biojurídicos, contratos e bioética durante o evento.Representando a Universidade Estadual de Londrina, a professora Rita de Cássia Tarifa Espolador, do Centros de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), participou, nesta segunda (21), do Simpósio “O Direito Civil na atualidade: uma visão ítalo-brasileira”, organizado pela Universidade de Camerino, na Itália. Rita é professora do curso de Direito e do mestrado em Direito Negocial da UEL e coordena o projeto de pesquisa “Negócios Biojurídicos: as tecnologias e o Direito Civil”.
Com transmissão online, o evento também teve a participação de outras universidades na organização do evento, como a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Faculdade de Direito da USP e o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia – TechLaw do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.
No evento, 22 professores de universidades brasileiras e italianas discutiram diversos aspectos do Direito Civil em ambos os países. Além das instituições organizadoras, palestrantes representando a Universidade de Molise, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Fortaleza (Unifor) e a UEL, também participaram dos painéis de discussão. O evento proporcionou uma oportunidade única para a troca de conhecimento e experiências entre os especialistas das duas nações.
Durante sua apresentação, Rita Espolador abordou a “Responsabilidade Pré Contratual por Ruptura Injustificável de Tratativas”, que reforçou que a responsabilidade pré-contratual decorre da violação de dever oriundo da boa-fé objetiva e não do negócio jurídico. Ela atua principalmente nos temas envolvendo contratos, bioética e biodireito.
A transmissão do simpósio foi realizada pelos canais da FDRP e do IEA-RP no YouTube. Os painéis de discussão abrangiam uma variedade de assuntos, incluindo direito comparado, relações obrigacionais, responsabilidade médica, responsabilidade pré-contratual, direito ao esquecimento, além de questões relacionadas à tecnologia, aos animais e às pessoas com deficiência. Os interessados podem conferir o congresso Direito Civil na Atualidade na íntegra.
*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.