Pesquisadores e autoridades participam de lançamento do Pint of Science 2024

Pesquisadores e autoridades participam de lançamento do Pint of Science 2024

Sexta edição do evento que reúne público em bares e cafés para falar de ciência será entre 13 e 15 de maio, em cinco estabelecimentos da cidade.

A programação oficial da Pint of Science 2024 foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (9), no auditório da Prefeitura Municipal de Londrina, reunindo autoridades municipais, pesquisadores da UEL e da UFPR, além de parceiros do evento, que tem o objetivo de aproximar a ciência da sociedade, com palestras em bares, cafés e pubs. Os encontros serão simultâneos, entre os dias 13 e 15 de maio, em cinco estabelecimentos comerciais de Londrina. Ao todo, 21 palestrantes abordarão temas como Inteligência Artificial (IA), estudos sobre vida em outros planetas, redes sociais, a perspectiva do carro elétrico no Brasil, entre outros.

Paralelamente ao lançamento, os organizadores apresentaram a retomada das atividades do projeto Ciência Pé Vermelho, criado em 2022 com a proposta de difundir a ciência junto à sociedade. A iniciativa agora pretende criar uma rede de pesquisadores ativos em Londrina e disseminar o trabalho científico produzido na cidade, nos moldes do que é realizado por meio do Pint of Science.

O presidente da Codel, Alex Canziani, acentuou que o interessante do evento é reunir ciência e gastronomia, uma ideia iniciada na Inglaterra em 2013 e que hoje é realizada em vários países. Ele ressaltou que o evento também interessa aos estabelecimentos comerciais que têm uma alternativa para atrair um público diferente, abrindo novas possibilidades de vendas e promoções.

LanamentoPintofScience20242
LanamentoPintofScience20243
LanamentoPintofScience20241
previous arrow
next arrow

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), professora Zilda Andrade, afirmou que Pint of Science representa uma junção de esforços da comunidade acadêmica, apoiada por parceiros, para compartilhar conhecimento, o que implica em ouvir também o que a sociedade produz e entende. Para o coordenador local do evento, professor Alexandre Urbano, do Departamento de Física (CCE) da UEL, a programação desta 6ª edição foi elaborada de modo a envolver as pessoas no universo da ciência, aproximando-as do trabalho realizado nos laboratórios. Palestrantes abordarão assuntos cotidianos, com informações e dados produzidos nas academias, utilizando linguagem descontraída.

Em Londrina, as apresentações ocorrerão em 11 locais, nos bares Amadeus Bierhaus, Cheers Irish Pub, St. Peter Beer & Stake e Tribos Brew Pub, além do Armazém do Café. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. No Brasil, serão 123 cidades participantes do Pint of Science, 484 eventos presenciais em 200 locais diferentes, 700 palestrantes e 400 organizadores. A expectativa é de reunir um público de mais de 20 mil participantes pelo país.

Leia também