Residentes participam de atividades do projeto Mais Saúde Bucal
Residentes participam de atividades do projeto Mais Saúde Bucal
Ações em escolas municipais vão beneficiar mais de 1100 crianças da rede de Londrina. Ao todo, são oito residentes e um professor envolvidos.A equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (CCS) da UEL, composta por oito estudantes e um professor, está participando do projeto Mais Saúde Bucal, que busca promover qualidade de vida no ambiente escolar, através do Programa Saúde na Escola. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (8) e deverão beneficiar 1.135 crianças da rede municipal de educação de Londrina. O Mais Saúde Bucal é uma iniciativa da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS) e está sendo realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME) do município.
Além dos residentes, o atendimento está sendo realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACSs), que estarão nas escolas uma vez por semana, até finalizarem o atendimento de todas as crianças. A equipe de residentes é coordenada pelo professor Pablo Caldareli, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI/CCS), quatro residentes do Núcleo de Odontologia da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, um residente do Núcleo de Farmácia, um do núcleo de Enfermagem, um do núcleo de Fisioterapia e um do núcleo de Educação Física.
Durante a atividade, as crianças passam por três estações. A primeira etapa é de educação em saúde bucal, na qual os alunos vão receber kits de higiene e aprender sobre o uso e cuidados na escovação. A segunda consiste na escovação orientada e no levantamento epidemiológico de problemas bucais, etapa em que também é feita a aplicação tópica de flúor nos casos indicados. Por fim, na última etapa é realizado o tratamento dentário, que inclui o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), para os casos que tenham indicação.
As atividades da ação Mais Saúde Bucal também estão sendo realizadas em comemoração ao primeiro ano da lei n° 14.572 que incluiu a Política Nacional de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).
(Com informações do NCOM)