De olho no Vestibular, cursos de graduação passam a contar com novos sites
De olho no Vestibular, cursos de graduação passam a contar com novos sites
Sites são destinados aos estudantes que vão prestar o Vestibular da UEL, em fase única, nos dias 17 e 18 de novembro.A Universidade Estadual de Londrina, por meio de ação conjunta da Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), concluiu a entrega dos novos sites dos cursos de graduação. Destinado aos estudantes que vão prestar o Vestibular UEL 2025, a modernização dos sites também é parte de um amplo processo que envolverá todos os portais da instituição, visando aperfeiçoar a experiência de todos os visitantes. Em meio ao prazo para as inscrições do Vestibular 2025 – até o dia 9 de setembro – os setores de comunicação da UEL preparam conteúdos focados no processo seletivo.
A coordenadora de Comunicação Social da UEL, Beatriz Botelho, destaca que esse processo teve início há cerca de quatro anos, com a criação do portal O Perobal. Em seguida, envolveu a reformulação dos portais das pró-reitorias acadêmicas e dos programas de pós-graduação. A próxima etapa irá alcançar os portais dos departamentos e laboratórios da universidade.
A coordenadora explica que a modernização das páginas prevê facilitar a visualização e a compreensão das informações, tais como duração dos cursos, modalidade de ensino, número de vagas e nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além disso, as páginas também passam a apresentar os projetos de extensão e ações dos programas de pós-graduação localizados nos respectivos centros de estudos. Ainda foram incluídas as orientações gerais sobre a infraestrutura da UEL de forma mais objetiva, interessante e conectada aos demais portais e serviços oferecidos pela instituição.
Com a atualização, acrescenta Beatriz, todos os sites passam a funcionar de forma integrada, possuindo o mesmo padrão de disposição dos elementos visuais (layout) e conexão com a página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). “Esta ação teve o objetivo de aperfeiçoar a experiência de todos os interessados em estudar na UEL quando procuram por informações sobre os cursos, especialmente os estudantes do Ensino Médio que pretendem prestar o Vestibular da UEL”, explica a coordenadora.
Ação integrada
Durante o desenvolvimento das novas páginas, acrescenta, a COM e ATI permitiram a participação dos coordenadores e vice-coordenadores dos colegiados, de modo que a ampla maioria apresentou as suas demandas próprias e sugestões para aumentar o alcance da divulgação dos cursos. Ao mesmo tempo, os coordenadores receberam materiais gráficos produzidos pela equipe da COM voltados à divulgação dos cursos nas redes sociais, com foco no Vestibular.
Sobre a funcionalidade dos novos sites, a servidora da COM Deise Mari Steiner explica que, agora, diversas atualizações irão ocorrer automaticamente. A principal e mais importante é relacionada ao corpo docente, disponibilizado nos sites de forma mais objetiva e interativa. “A Prograd fez um trabalho importante de manter o corpo docente dos cursos atualizado junto com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH). E a ATI desenvolveu um software para buscar as informações para que a lista de docentes ativos seja atualizada diariamente. Além do corpo docente, o Currículo Lattes dos professores também é atualizado assim que o próprio docente inclui a titulação”, explica a servidora.
Diante das novas funcionalidades, os coordenadores de colegiado estão autorizados a editar textos e incluir informações. No entanto, não possuem permissão para alterar a disposição dos elementos visuais, o que atende ao objetivo de manter um padrão visual para todos os cursos da Universidade Estadual de Londrina. Com o objetivo de sanar dúvidas, vídeo-tutoriais com dicas sobre a utilização da plataforma foram disponibilizados aos colegiados, bem como os setores permanecem à disposição para prestar apoio.
Os próximos objetivos envolvem o aperfeiçoamento das páginas dos departamentos para que se tornem, também, linkadas aos sites dos cursos, explica a servidora Deise Mari Steiner. Em seguida, este trabalho será desenvolvido para os laboratórios até atender todos os sites da UEL.
Ela também destaca que a atuação dos servidores da Assessoria de Tecnologia da Informação Humberto Ferreira da Luz Junior (Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas), Edson Luiz Pilati Filho (Divisão de Novas Tecnologias – Fábrica de Software) e o diretor Wellington Aparecido Cardador, vem sendo fundamental para o avanço da demanda.
Vestibular
Previsto para ocorrer em fase única, nos dias 17 e 18 de novembro, o Vestibular 2025 está com as inscrições abertas até o dia 9 de setembro, no valor de R$ 181. Com o intuito de ampliar a divulgação do processo seletivo, os setores de comunicação da Universidade Estadual de Londrina seguem implementando ações integradas, envolvendo a Coordenadoria de Comunicação, a Rádio UEL e a TV UEL.
A partir desta semana, os ouvintes da UEL FM 107,9 irão conferir uma série de depoimentos inspiradores e que trazem a trajetória de ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Dentre os participantes estão o músico da Orquestra Sinfônica (Osuel) da UEL José Marcello Casagrande, o arquiteto moçambicano Nuno Ibra Remaine, a bióloga e pesquisadora de cogumelos Noêmia Kazue Ishikawa e o docente Abílio Júnior.
No mesmo sentido, a TV UEL, em parceria com a Prograd e a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), divulga material institucional focado na atuação de egressos dos cursos de licenciatura da UEL. Por meio da trajetória de três personagens, a TV UEL joga luz sobre a paixão pela docência por meio das histórias dos professores Leonardo Shimura (Matemática), Vinícius Alcântara (Artes) e Gustavo Teixeira (Biologia), todos formados recentemente pela Universidade Estadual de Londrina.