Ciclo de Cinema e Filosofia promove debates até dezembro

Cada sessão conta com a exibição de filmes seguidos de debates, visando a construção de um diálogo entre os participantes.

O projeto “Ciclo de Cinema e Filosofia” prossegue até 15 de dezembro, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), e recebe inscrições até 15 de novembro. Coordenado pelo professor Charles Feldhaus, do Departamento de Filosofia, o projeto tem como objetivo conectar temas cinematográficos com abordagens filosóficas, apresentando a filosofia como uma ferramenta conceitual importante para a compreensão de questões culturais retratadas em meios audiovisuais.

O objetivo é criar pontes de produção de sentido entre as inquietações das comunidades e o conhecimento gerado na Universidade Pública. Para isso, cada sessão conta com a exibição de filmes seguidos de debates, visando a construção de um diálogo que ultrapassa as barreiras acadêmicas e atinge questões contemporâneas como tecnologia, igualdade e saúde, sempre sob uma ótica filosófica.

A ideia do “Ciclo de Cinema e Filosofia” surgiu da experiência do professor Charles, que utiliza o cinema como recurso pedagógico há muitos anos. Com formação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutorado na Alemanha, Charles acredita que os filmes são uma forma acessível e envolvente de trazer temas filosóficos para mais perto das pessoas. Desde o início do projeto em 2017, já foram realizadas edições tanto na UEL quanto em outras instituições parceiras, e o projeto continua crescendo com a participação ativa de estudantes e professores colaboradores.

Divulgação.

Programação

A programação prevê, no dia 16 de setembro, um debate sobre o documentário “Meu Professor Polvo” (2021), que será exibido no CLCH, sala 107, às 19h15. O evento contará com a participação do professor Charles Feldhaus (UEL), a advogada e mestranda em Filosofia Política Pamela Pereira Prestupa (UEL), o doutorando em Filosofia Gabriel Chiarotti Sardi (USP), e será em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Ciclo Cinema e Filosofia UEL.

Para saber mais sobre o projeto e se inscrever clique aqui. Acompanhe as novidades pelas redes sociais do “Ciclo de Cinema e Filosofia” no Facebook, YouTube e Instagram (@cinemaefilosofia.uel).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.