Dupla de estudantes se classifica para a fase nacional da XIII Gincana Nacional de Economia

Maria Vitória Tortola e Marcelo Tostes Alves ficaram em segundo lugar no regional e podem garantir o primeiro prêmio da UEL na Gincana

Os estudantes do curso de Ciências Econômicas da UEL, Maria Vitória Tortola, do terceiro ano, e Marcelo Tostes Alves, do quarto ano, garantiram vaga para a fase nacional da XIII Gincana Nacional de Economia (GNE), realizada pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). Nesta etapa final, cada Conselho Regional de Economia (Corecon) enviará até três duplas para o evento, que acontecerá presencialmente em Balneário Camboriú (SC) nos dias 17 e 18 de outubro, durante a programação do XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia.

Os três primeiros lugares do Paraná foram ocupados pelas duplas de estudantes Danilo Cadedo Fiorin e Hélio Rayone Nunes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Maria Vitória Tortola e Marcelo Tostes Alves da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Jaqueline Borges da Costa e Camila da Vega Rossi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Maria Vitória e Marcelo se destacaram ao obter uma nota de 96,7 na segunda etapa, na qual todas as duplas enviaram um vídeo sobre o tema “Memórias e futuro da economia brasileira”. Essa pontuação foi somada ao resultado obtido na primeira fase, que consistiu em um jogo de cartas com perguntas de múltipla escolha sobre macroeconomia, microeconomia, conjuntura e economia brasileira, onde eles tiraram 758 pontos. Com isso, finalizaram com uma nota total de 854,7.

A GNE oferece aos graduandos em Ciências Econômicas a oportunidade de entenderem a conjuntura econômica de um país por meio de uma simulação divertida e inteligente. O objetivo é promover a compreensão da dinâmica da economia na prática.

Na fase nacional, serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios, sendo R$ 4 mil para a dupla que conquistar o primeiro lugar, R$ 3 mil para a segunda colocada, R$ 2 mil para a terceira e mil para a quarta. Além disso, as quatro melhores duplas receberão medalhas e as instituições de ensino das três primeiras colocadas ganharão um troféu. Este pode ser o primeiro prêmio da UEL na Gincana Nacional de Economia.