Professor da UEL recebe menção honrosa por trabalho de desenvolvimento de Nanotecnologia
Professor da UEL recebe menção honrosa por trabalho de desenvolvimento de Nanotecnologia
Gerson Nakazato foi contemplado na categoria de Pesquisador Sênior da 17ª edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2024.A nanotecnologia é um campo disruptivo da ciência que tem ganhado cada vez mais atenção em diversos âmbitos. Não coincidentemente, sua aplicação na área da saúde foi o tema escolhido para a 17ª edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2024. Durante a premiação, o professor Gerson Nakazato, do Departamento de Microbiologia (CCB) da UEL, foi contemplado com uma Menção Honrosa pelo trabalho “Produtos estratégicos antimicrobianos e antivirais usando Nanotecnologia Verde com ODS 3”.
Criado em 1998 a fim de incentivar e enaltecer as produções de estudantes, pesquisadores e equipes de pesquisa e mensurar seu potencial para o desenvolvimento científico-tecnológico de diferentes nações, o Prêmio é uma iniciativa conjunta entre a Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e os países membros e associados ao Mercosul. A premiação também é uma organização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao todo, o prêmio contempla cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração, nas quais são concedidas uma premiação para o primeiro lugar além de uma menção honrosa. O professor Gerson foi contemplado na modalidade de Pesquisador Sênior com um trabalho referente ao terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o qual preza pela saúde e bem-estar da população.
De acordo com o docente, sua pesquisa atua no desenvolvimento sustentável de produtos voltados para a área da saúde pública – tais como equipamento de proteção individual e artigos hospitalares – através do uso de nanopartículas “verdes” ou biológicas, as quais atuam como antimicrobianos e antivirais. O trabalho enviado envolve quatro outros projetos do gênero: FINEP Materiais Avançados (BioAgNPLED); Fármacos COVID (CAPES); Amazônia+10 (CONFAP) e Saúde de Precisão (Ministério da Saúde/CNPq).
Gerson expressa que a menção honrosa demonstra a valorização da Ciência e representa “o reconhecimento de todos os nossos estudos e desenvolvimento de novos produtos nanotecnológicos perante a sociedade”. Ele também faz questão de ressaltar a participação ativa de demais pesquisadores da UEL e de outras instituições e de alunos da graduação e da pós-graduação, além da Professora e coordenadora do Laboratório de Bacteriologia Básica e Aplicada, Renata Kobayashi (Departamento de Microbiologia) e o apoio de órgãos como a AINTEC/INTUEL, a PROPPG, a SETI-PR e a Fundação Araucária.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.