UEL e Grupo Folha promovem segunda edição do VestibaFest no Calçadão de Londrina
UEL e Grupo Folha promovem segunda edição do VestibaFest no Calçadão de Londrina
Evento de recepção dos estudantes aprovados no Vestibular UEL 2025 acontece no dia 10 de janeiro.O próximo dia 10 de janeiro marca um momento decisivo na vida de milhares de vestibulandos. No dia, a partir das 12 horas, eles descobrem se foram aprovados na 1ª convocação do Vestibular UEL 2025 e se, com isso, vão integrar um dos 53 cursos de graduação oferecidos pela Instituição. A fim de comemorar as aprovações, a Universidade Estadual de Londrina, em parceria com o jornal Folha de Londrina, promove o Vestibafest 2025, evento no dia da divulgação dos resultados que reúne toda a comunidade no Calçadão em frente ao Teatro Ouro Verde.
Um total de 1.956 vagas serão destinadas aos ingressantes por meio do processo seletivo de 2025. No mais, outras 1.224 vagas devem ser preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Prova Paraná Mais. Os aprovados devem realizar a pré-matrícula no Portal do Estudante de Graduação entre às 14h do dia 13 de janeiro e às 23h59 do dia 21. Para estes estudantes ingressantes, as atividades acadêmicas de 2025 se iniciam no dia 24 de março. Os candidatos não convocados podem manifestar interesse na lista de espera para a 2ª convocação, a qual será aberta no dia 13 de janeiro, com os resultados sendo divulgados no dia 27.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Aparecida Freitas de Andrade, o VestibaFest é uma ocasião festiva porque marca o início de uma jornada de quatro a cinco anos, dependendo do curso escolhido. “É o momento de preparação para a vida universitária, que envolve os vários colegas do Ensino Médio e também a integração com os novos colegas da universidade”, destaca. Segundo ela, na ocasião, os novos estudantes serão recepcionados por graduandos da UEL e representantes dos órgãos administrativos que oferecem tendas institucionais para acolhimento dos futuros discentes. Também farão parte da festa instrutores do Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV).
Com o ingresso dos novos estudantes, a UEL reforça a campanha “Antes de Tudo, #EuRespeito”, que proíbe qualquer forma de trote violento ou vexatório. Durante a realização do evento ainda são contraindicados o uso de tintas em pó e que não sejam a base de água, e o uso de papel picado ou qualquer tipo de material que possa sujar ou depredar o Calçadão. Além disso, também é recomendado o cuidado com as pessoas que transitam no espaço e a preservação geral do Patrimônio Histórico.
O Grupo Folha de Londrina e a Universidade já realizaram parcerias nas edições anteriores do Vestibafest. Segundo José Nicolás Mejía, superintendente do Grupo Folha, “é extremamente importante a parceria com a UEL, uma parceria que já vem há anos, em diferentes setores, diferentes segmentos. O Vestibafest é um exemplo, porque é realmente um evento muito emocionante, muito importante, que marca o momento fundamental para os estudantes, para os futuros talentos de Londrina”, expressa.
Ainda segundo ele, ao ser realizado no Calçadão, o evento proporciona a valorização do centro Londrinense. “O VestibaFest vem sendo realizado há vários anos, mas esta é a segunda edição que a gente está realizando no calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde, o que nos permite trazer luz para o Centro Histórico, contribuindo com os eventos e essas ações do Núcleo do Novo Centro, que está trazendo a revitalização para esta área essencial para a cidade”, avalia.
Os detalhes envolvendo a organização da festividade foram acertados em uma reunião de trabalho, no início desta semana, na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Estiveram presentes a reitora Marta Favaro e representantes do Gabinete da Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e Coordenadoria de Comunicação Social (COM), juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Núcleo do Calçadão, Polícia Militar do Paraná (PMPR), Guarda Municipal (GM) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.