UEL dá início à substituição de ramal e de rede de abastecimento de água no Campus
UEL dá início à substituição de ramal e de rede de abastecimento de água no Campus
Empresa contratada vai substituir tubulação principal de 140 mm, considerada antiga e que, por isso, traz dificuldades para a manutençãoA Universidade Estadual de Londrina deu início as obras de modernização da rede de água do Campus, que preveem a instalação de um novo ramal de abastecimento e a troca da tubulação de distribuição, que totalizam 530 metros lineares. As obras estão sendo realizadas por meio de empresa licitada, com recursos do Programa de Apoio à Infraestrutura (ProInfra IEES/2024), com investimento de cerca de R$ 110 mil. O contrato foi oficializado em dezembro passado para a execução da substituição do ramal principal, que utiliza tubulação de 140 mm, considerada antiga e que, por isso, traz dificuldades para a manutenção e substituição de peças. Em reparos recentes realizados para conter vazamentos foram usadas as últimas peças de estoque.
Segundo o prefeito do Campus da UEL, Luiz Cláudio Buzeti, a obra é considerada importante porque, devido à dificuldade em encontrar peças, o Campus corria risco de desabastecimento de água potável. Dessa forma, a substituição do ramal e da rede faz parte do projeto de ações estruturantes, que pretende preparar a Universidade para os próximos anos.
O prefeito explica que, além do problema para fazer a manutenção periódica, foi constatada recentemente uma diferença na pressão do fornecimento no início e no final do ramal, indicando, provavelmente, um vazamento de água, que poderia estar causando prejuízos. Ele chama a atenção para a importância da obra, que deverá restaurar o encanamento da Universidade, que tem quase 55 anos de utilização e que somente agora está sendo substituído. A expectativa é que, após a conclusão do trabalho, a UEL registre economia na conta de água e esgoto.
Ainda de acordo com o prefeito do Campus, é importante destacar a participação da Sanepar, que doou o projeto para a execução obra de instalação do novo ramal e a troca da tubulação de distribuição. Ele explica que futuramente a Universidade deverá instalar novos hidrômetros nos oito Centros de Estudos localizados no Campus. O objetivo é facilitar a manutenção da rede de distribuição e abastecimento de água potável.
O diretor de Projetos, Obras e Manutenção da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Rafael Fugita, explica que a empresa licitada está utilizando uma tecnologia não destrutiva para a instalação da tubulação subterrânea, em média e longa distância, sem abertura de valas e dirigível da superfície.
“É um método construtivo não destrutivo, utilizando um furo direcional, um túnel horizontal por onde passa a tubulação, que permite substituir a anterior sem abrir valeta, rasgar o asfalto e quebrar benfeitorias como o meio fio”, detalha. Dessa forma a obra está sendo realizada com maior agilidade, com a expectativa de que a finalização ocorra antes do previsto no contrato.
Histórico
As negociações visando as obras de modernização do sistema de abastecimento do Campus tiveram início no final de 2023, quando a administração da UEL teve oportunidade de discutir o assunto com representantes da Casa Civil, da Secretaria de Estado das Cidades e da Sanepar. Na época, a reitora Marta Favaro lembrou que a obra tornaria a Universidade mais eficiente e sustentável. Ela ainda completou que o planejamento de ações estruturantes de infraestrutura avançará para espaços externos, contemplando toda a instituição.