UEL apresenta proposta de melhorias para o sistema hidráulico do Campus

Entre as demandas está a instalação de mais 50 hidrômetros internos, com o objetivo de acompanhar o consumo por unidade ou região do Campus.

A Universidade Estadual de Londrina iniciou uma importante discussão sobre a modernização do sistema hidráulico do Campus com representantes da Casa Civil, da Secretaria de Estado das Cidades e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Reunidos na Prefeitura do Campus Universitário (PCU) na última quinta-feira (30), os visitantes conheceram o sistema da UEL, construído há mais de 50 anos, desde a fundação da instituição.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, essa ação possibilitará que a instituição seja mais eficiente e sustentável. “É uma possiblidade de parceria tripartite entre a UEL, o Estado e a Sanepar, com vistas para melhorias da gestão pública. Estamos mobilizados para tornar o Campus mais moderno em todos os aspectos, inclusive em sua infraestrutura”, disse a reitora. Ela ainda completou que o planejamento de ações estruturantes de infraestrutura avançará para espaços externos, contemplando toda a instituição.

Como lembra o prefeito do campus, Luiz Claudio Buzeti, a UEL tem o porte de uma pequena cidade de 20 mil habitantes. Ele explica que a leitura de consumo de água da UEL é realizada apenas por um hidrômetro, para cerca de 240 mil metros quadrados de construção. Foi solicitado a instalação de mais 50 hidrômetros internos, com o objetivo de acompanhar o consumo por unidade ou região do Campus.

Projeto hidráulico da UEL foi apresentado em reunião na Prefeitura do Campus (PCU).

Além disso, foi solicitado a substituição do ramal principal de água que abastece todo Campus, que também foi construído há mais de cinco décadas. Há dificuldade, por exemplo, para encontrar peças de reposição em eventuais manutenções. Com isso, o projeto elaborado e apresentado na reunião visa a uma maior eficiência na operação e consumo da água, permitindo a investigação e controle de vazamentos.

Buzeti ainda reitera que a administração está com série de ações para dar condições para os próximos 50 anos. Entre elas, o projeto de iluminação de LED, feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina e a Londrina Iluminação; o projeto de acessibilidade no Calçadão e nos Centros de Estudos (CLCH e CCB, até o momento); o novo sistema de segurança; além das futuras propostas para melhorias no asfalto e nos ramais telefônicos.

Participaram da reunião a chefe da Casa Civil, Sandra Moya; o superintendente-geral de Apoio aos Municípios do Governo do Paraná, Junior Weiller; diretor comercial da Sanepar, Toco Zanetti; gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste, Gil Gameiro; engenheiro civil da Secretaria das Cidades do Paraná, Marlon Eduardo Rodrigues; diretor de Integração Acadêmica da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Sérgio Gerelus.

Assembleia geral

Também na quinta, os servidores da Casa Civil, da Secretaria de Estado das Cidades e da Sanepar, juntamente com mais de 300 representantes dos municípios do Paraná, participaram da 7ª Assembleia Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Estado do Paraná, realizada em formato híbrido, com encontro presencial no Campus da UEL, no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O evento teve a participação do secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, da reitora da UEL, Marta Favaro, entre diversas autoridades.

Assembleia Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário reuniu representantes dos munícipios do Paraná.

O objetivo da atividade foi discutir o futuro do saneamento no Paraná. Tendo como base o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 14.026/2020), as discussões centraram-se no modo pelo qual as prefeituras paranaenses gerenciam seus sistemas de saneamento, sendo que algumas mantêm contratos com a Sanepar enquanto outras atuam diretamente na área ou terceirizam para outras empresas.