Estudantes de Moçambique fazem defesa de doutorado na UEL

Estudantes de Moçambique fazem defesa de doutorado na UEL

Parte do Projeto de Cooperação entre Instituições com a Universidade de Licungo, discentes em período de estágio sanduíche no Brasil realizam apresentações presenciais.

José Eduardo Chirito*

Agência UEL


“Ações Docentes em Aulas de Física no Ensino Secundário em Moçambique”. Este é o título da tese defendida pelo doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL, Emílio Sobrinho Gomes Alfândega, no dia 25 de fevereiro. O estudante, que também é docente na Universidade de Licungo, em Moçambique, é um dos participantes do Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI) firmado entre a UEL e a instituição do país Africano. Em período de estágio sanduíche no Brasil, ainda são previstas demais defesas pelo restante dos discentes.

Emílio é professor no curso de Física da universidade moçambicana, localizada na cidade de Quelimane, e seu trabalho tem entre seus objetivos, identificar e descrever as categorias de ação docente em aulas de Física previstas nos programas do Ensino Secundário Geral do país de origem. De acordo com o doutorando, fazer a defesa na UEL foi uma experiência de muito aprendizado, contribuindo no desenvolvimento pessoal e profissional dos pesquisadores. “Aprendemos muito, durante o período presencial, principalmente sobre a importância de considerar o lado humano no meio acadêmico, algo que se solidificou com a participação em grupos de pesquisa”, ressaltou Emílio.

O orientador do trabalho, Sergio de Mello Arruda, é professor do Departamento de Física (CCE) desde 1978, e foi um dos articuladores da criação do PECEM, onde hoje o trabalho está inserido.

Os docentes João Paulo Camargo De Lima (UTFPR), Hugo Emmanuel Da Rosa Corrêa (IFPR), Sergio de Mello Arruda, Emílio Sobrinho Gomes Alfândega, Marinez Meneghello Passos (UEL) e Nancy Nazareth Gatzke Corrêa. (Foto: acervo pessoal).

PECEM

Há mais de duas décadas o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática foi implementado na UEL, desde então a iniciativa forma pesquisadores e docentes nas diferentes áreas que engloba. Mais recentemente, em 2020, a Universidade assinou um Memorando no âmbito dos Projetos de Cooperação entre Instituições, contemplando 11 docentes da Universidade de Licungo, em Moçambique, no aprimoramento do ensino, pesquisa, extensão e inovação nos níveis de Mestrado e Doutorado. Em março de 2023, professores da UEL visitaram a universidade envolvida na parceria, cujo objetivo é reduzir as assimetrias regionais.

Segundo a coordenadora do Programa, Fabiele Cristiane Dias Broietti, professora do Departamento de Química (CCE), as defesas consolidam a parceria firmada entre o PECEM e a Universidade de Licungo, união que possibilitou aos estudantes aprimorarem seus conhecimentos e os preparou para a proposição de um curso de doutorado em Moçambique. Para a docente, “esses projetos de colaboração são experiências enriquecedoras para ambas as instituições envolvidas, gerando muitos resultados e disseminações”, comenta.

A defesa foi apenas a primeira inserida no Projeto de Cooperação, no entanto, são previstas apresentações de outros oito estudantes do doutorado. Três apresentações estão agendadas entre fevereiro e março, as quais abordam o processo didático, o ensino de matemática e a educação ambiental em Moçambique. As demais teses ainda estão em processo de finalização e de agendamento das qualificações.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

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