Novo regente da Osuel é londrinense e estreia nesta quinta, no Ouro Verde

Rossini é contrabaixista e tem largo conhecimento do cenário musical da cidade. Estreia é na Temporada Ouro Verde.

A Administração da UEL recebeu nesta segunda-feira (14) o novo maestro titular da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), Rossini Parucci, que será o responsável pela condução dos concertos e ensaios da mais antiga orquestra sinfônica do Paraná, criada oficialmente em março de 1984. O novo titular substitui Alessandro Sangiorgi, que ocupou o cargo de regente e diretor artístico da orquestra nos últimos oito anos. A estreia do maestro será nesta quinta (17), às 20h30, dentro da Temporada Ouro Verde. No repertório, Rossini, Respigui e Dvorak. Os ingressos custam R$40,00 e R$20,00.

Rossini nasceu em Londrina e tem largo conhecimento do cenário musical da cidade. Ele iniciou os estudos com o Othonio Benvenuto, com quem estudou composição e regência. Benvenuto morreu em fevereiro de 2021 e foi o responsável pela criação e implantação da Osuel, além da coordenação de diversos corais da Universidade. O novo maestro também foi aluno de técnica vocal de Semiramis Lück e já esteve à frente do Madrigal de Londrina, do Coral Viva Voz e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Ele também integrou a Osuel entre 2011 e 2012.

Rossini é contrabaixista e estudou na Arizona State University (ASU), graduando-se em 2010, com distinção. Foi solista da ASU Sinfonietta e finalista da ASU School of Music Concerto Competition. Atuou também como contrabaixo principal da ASU Symphony Orchestra, da ASU Chamber Orchestra e do Lyric Opera Theater da mesma universidade. Atualmente, Rossini atua com regente convidado e contrabaixista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Maestro titular Rossini (terceiro, da esquerda para a direita) assume a Osuel a partir desta segunda e já estreia na quinta (17) (Raquel Pimentel/Agência UEL)

A reitora da UEL, Marta Favaro, lembrou que a Osuel representa uma das potências da Universidade, contando com um público fiel de cerca de mil pessoas a cada apresentação. Ela afirmou que o novo maestro titular vem colaborar para uma nova fase da orquestra, que necessita recompor seu quadro para continuar a realizar o trabalho de difusão do repertório erudito. Para a diretora da Casa de Cultura, Marta Dantas, a chegada de um músico de Londrina para a direção da Osuel representa uma oportunidade para o fortalecimento do trabalho.

Participaram da apresentação do maestro, no Gabinete da Reitoria, no campus, o vice-reitor da UEL, Airton Petris; a chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas; o chefe da Divisão de Música da Casa de Cultura, João Carlos Rolim de Souza, e a encarregada de Sessão de Música Orquestral da Casa de Cultura, Paloma Scucuglia.

Com informações do portal da Filarmônica de Minas Gerais.