Osuel completa 40 anos e divulga programação para 2024

Osuel completa 40 anos e divulga programação para 2024

Além de séries temáticas, estão previstas experiências itinerantes em igrejas e no Campus da UEL, para diversificar o público e aproximar concertos da comunidade.

Para comemorar os 40 anos da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), a Temporada Ouro Verde 2024 terá como diferenciais quatro séries inspiradas em espécies de café, uma série dedicada à Música de Câmara e também apresentações itinerantes em igrejas da cidade e da região e no Campus da UEL, a fim de ampliar os horizontes da orquestra e chegar a um público mais diverso.

Para as séries temáticas, a já tradicional orquestra sinfônica da outrora Capital Mundial do Café resgata traços da história da cidade de Londrina para levar ao público composições assinadas por nomes como Mozart, Vivaldi e Beethoven, em um enlace entre música erudita e história cafeeira. Ao todo, serão 24 concertos divididos em tipos de café (Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon).

A programação vai de março a dezembro deste ano e as apresentações serão no Cine Teatro Ouro Verde, tradicional palco da Osuel. A ocasião é especial também para a cidade de Londrina, que completa, em dezembro, 90 anos de emancipação política. A partir desta semana, O Perobal publica uma série de reportagens especiais para marcar os 40 anos da Osuel, com a última reportagem a ser publicada no dia do aniversário da orquestra da UEL, em 14 de março.

A partir de janeiro, O Perobal publica uma série de reportagens sobre os 40 anos da Osuel (Agência UEL).

O primeiro concerto da temporada, marcado para os dias 14 e 15 de março, será o especial de aniversário. Para isso, terá a participação do pianista Cristian Budu como convidado. Considerado pela revista Gramophone como “um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade”, Budu é formado em música pela Universidade de São Paulo (USP) e estudou no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston (EUA). Em 2016, foi reconhecido pelo Guia Folha, do jornal Folha de S.Paulo, com o prêmio de melhor concerto do ano. Aqui em Londrina, ele vai executar, sob a regência do maestro da Osuel Rossini Parucci, obras de Mozart, Prokofiev e Brahms.

Christian Budu é graduado em Música pela USP e estudou no Conservatório de Música da Nova Inglaterra (EUA) (Reprodução).

Também estão previstas apresentações de Música de Câmara. Esse ramo da música erudita se caracteriza pela composição do grupo de músicos, que geralmente é formado por um pequeno número de integrantes. Há apresentações também em abril (dias 18 e 19), maio (16 , 17 e 26), junho (5 e 6) e em todos os meses do ano. O encerramento será em dezembro (5, 6 e 7).

Para se aproximar de um maior número de pessoas, a Osuel vai promover as chamadas “séries educacionais”, que visam formar público para a apreciação do estilo musical. Para isso, a orquestra vai levar música clássica a igrejas de Londrina e região e também ao Campus da UEL. 

A Osuel iniciou sua história em 1984, como a primeira orquestra sinfônica profissional do Paraná. Em sua trajetória, 11 maestros já passaram pela regência. Atualmente, o cargo é ocupado pelo maestro londrinense Rossini Parucci, que desde agosto de 2023 comanda a orquestra. A Osuel está ligada administrativamente à Casa de Cultura da UEL, à Divisão de Música e à Seção de Música Instrumental.

A programação completa para a temporada pode ser encontrada no Catálogo da Temporada Ouro Verde 2024.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também