Palestra mostra aplicações da Inteligência Artificial na cadeia de produção de carne

Promovida por grupo da UEL que estuda a Ciência da Carne, a apresentação foi ministrada pelo veterinário Marcelo Coutinho

O Pavilhão Smart Agro sediou, na tarde desta segunda-feira (08), a palestra “Inovações Tecnológicas na Avaliação de Carne: O Futuro com Inteligência Artificial”. O encontro fez parte da série de eventos que conta com professores da UEL entre os organizadores e que marcam a parceria entre a Universidade e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).

A palestra foi promovida pelo Grupo de Pesquisa e Análise de Carne (GPAC), que é coordenado pela professora Ana Maria Bridi, do Departamento de Zootecnia (CCA). Atualmente, o grupo conta com a participação de aproximadamente 15 estudantes da área das Ciências Agrárias e promove eventos e estudos dirigidos sobre a Ciência da Carne.

O evento contou com a presença de estudantes, profissionais e docentes ligados ao Grupo de Pesquisa e Análise de Carne da UEL. (Foto: Roberto Mancuzo/Departamento de Comunicação UEL).

O médico veterinário Marcelo Coutinho expôs na palestra como o uso de tecnologia pode colaborar na produção de carne de excelência. Ele tem especialização em Ciência Animal e é diretor da Brazil Beef Quality, empresa especializada em certificação e especialização de carne bovina.

Voltada para estudantes, professores e profissionais do ramo das carnes, a apresentação contou com exemplos de como softwares de inteligência artificial podem ser usados para coletar, processar e armazenar dados durante o processo de produção, que envolve desde a criação do gado até a chegada do produto final à mesa do cliente. “O consumidor quer uma carne suculenta, macia e saborosa e a tecnologia é fundamental para garantir essa qualidade”, explicou Coutinho.

E entre as potencialidades destacadas pelo palestrante para quem aplica inteligência artificial e tecnologia na produção de carne está a possibilidade de agregar valor à sua produção. Isso porque existem sistemas de bonificação baseados em selos de qualidade que acompanham a dedicação que o produto contou e softwares de análise podem ser aplicados nesta padronização. “O consumidor está disposto a pagar até o dobro, dependendo da qualidade da carne”, afirmou.

Médico veterinário Marcelo Coutinho também é diretor de empresa especializada em certificação e especialização de carne bovina. (Foto: Roberto Mancuzo/Departamento de Comunicação UEL).

*Estagiário de Jornalismo da COM/UEL.