Professor é autor de livro indicado aos prêmios Jabuti 2021 e ABEU

Professor é autor de livro indicado aos prêmios Jabuti 2021 e ABEU

A obra Psicanálise e Musicalidades: sublimação, invocações, laço social é de autoria do professor Leandro Todesqui Tavares.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


A obra Psicanálise e Musicalidades: sublimação, invocações, laço social (Editora Unifesp, 2020) – 2021, 240 páginas – foi indicada como finalista no 7º Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) 2021 e no Prêmio Jabuti e Livro do Ano 2021. A obra é de autoria do professor do Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Leandro Todesqui Tavares. O livro concorre, na premiação da ABEU, nos quesitos Projeto Gráfico Editorial e Conteúdo Científico. Já no Prêmio Jabuti, a obra concorre nas categorias “Ciências Humanas” e, também, na categoria Livro do Ano.

Segundo Tavares, a obra, fruto de sua tese de doutorado de mesmo título, defendida em 2014,  trata da criatividade e o objeto sonoro, que têm uma relação muito profunda com a percepção humana. “A estética sonora é uma linguagem universal, então parto do referencial da psicanálise, um entre muitos referenciais, para compreender e analisar”, afirmou.

Lançado em 2020 pela Editora da UNIFESP, obra tem 240 páginas e cinco capítulos.

“O livro, composto por cinco capítulos, abraça duas vertentes. Primeiro, o da criatividade pensada pelo eixo musical e, depois, o estudo do objeto sonoro. O estudo da criatividade, em linhas gerais, das relações com a musicalidade e o inconsciente, essa dimensão mais profunda da existência humana e do psiquismo”, completou Tavares.

Duas indicações

Tavares assumiu estar surpreso com a indicação para ambos os prêmios – no caso do Jabuti, a obra foi inscrita. “Tanto eu quanto a Editora UNIFESP recebemos com bastante satisfação as duas indicações. Na verdade, não entrei nessas duas para vencer necessariamente. Eu gosto de publicar livros, acho que é importante essa inserção na sociedade. A academia nos cobra publicações, artigos etc., mas eu coloco meu maior empenho na publicação de livros e capítulos de livros”, considerou.

A ABEU divulgará o nome dos vencedores em todas as categorias no dia 23 de novembro, às 19 horas, no canal do YouTube do canal da ABEU. A divulgação da lista dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti será no dia 9 de novembro. Posteriormente, será divulgada a lista dos 5 finalistas, 15 dias depois. 

O Prêmio ABEU disponibiliza um troféu para os vencedores em cada uma das categorias. Já o Prêmio Jabuti oferece R$5.000,00 para o vencedor em cada categoria e R$100.000,00 para o vencedor na categoria “Livro do Ano”. 

Serviço:

Livro: Psicanálise e musicalidades: sublimação, invocações, laço social (2020, Editora UNIFESP, 240 páginas). Autor: Leandro Todesqui Tavares.

(FOTO: Arquivo pessoal).

Leia também