Governo do Estado e UEL organizam laboratório público para realização de exames de DNA

Governo do Estado e UEL organizam laboratório público para realização de exames de DNA

Serão investidos R$ 1,1 milhão para a realização de mil exames por ano.

A UEL e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) oficializaram nesta quarta-feira (1°) a operacionalização do termo de cooperação técnica, assinado no ano passado, que irá garantir exames de DNA para comprovação de paternidade, por meio do Laboratório de Estudos de Polimorfismo e de Análise de DNA, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O termo envolve onze instituições públicas paranaenses e atenderá, exclusivamente, crianças e adolescentes beneficiários da Justiça gratuita ou da assistência judiciária no Paraná. De acordo com o termo, serão investidos R$ 1,1 milhão para a realização de mil exames/ano. Os primeiros testes devem ser realizados no início de 2022, após o final do recesso judiciário.

Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil) apontam que 6% das crianças brasileiras não têm o nome paterno na Certidão de Nascimento. O termo de cooperação pretende atender a demanda da Justiça e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR). Os recursos serão investidos no custeio de bolsas de estudos e na compra de insumos para o processamento dos testes de DNA. O Laboratório atenderá todos os 399 municípios paranaenses, e as amostras serão recolhidas nos laboratórios da Polícia Científica, que conta com 28 unidades distribuídas em 18 cidades. A Fundação Araucária vai custear as bolsas dos pesquisadores que serão responsáveis pelos exames. O edital de seleção deste pessoal está na fase final e deve ser concluído ainda neste mês.

Reunião ocorreu na Sala dos Conselhos com participação da equipe envolvida na realização do projeto

Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, a estrutura do Laboratório de Estudos de Polimorfismo e de Análise de DNA estava direcionada à pesquisa e formação de recursos humanos. A partir do próximo ano a estrutura passa a prestar um serviço importante, beneficiando famílias assistidas pela Justiça gratuita. Ele enalteceu os esforços do governo para a concretização dessa importante serviço, em especial a Secretaria de Estado da Justiça, Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI) e Fundação Araucária. O reitor lembrou ainda dos pesquisadores envolvidos no trabalho, que deverá garantindo cidadania e o direito de crianças e adolescentes.

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost Neto, lembrou que a estruturação do primeiro laboratório público de exame de DNA paranaense deverá devolver o direito de milhares de crianças. Ele lembrou que foi procurado pela SETI em 2019 para buscar uma solução para a infraestrutura em Londrina, que carecia de recursos oficiais para realização de exames de DNA. “Existia o prédio e os equipamentos, faltava a operacionalização”, lembrou o secretário.

O termo de cooperação técnica foi assinado em novembro do ano passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e por representantes do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), procuradoria geral de Justiça, secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR) e UEL.

Estrutura

O Laboratório da UEL foi implantado há cerca de 12 anos com recursos do Fundo Especial para a Infância e Adolescência (FIA). Segundo a coordenadora da unidade, professora Karen Brajão, caberá à equipe de pesquisadores receber os exames da Polícia Científica para processamento e encaminhamento dos laudos. Além dela, a professora Roberta Guembarovski, também do CCB, e dois bolsistas de pós-doutorado estarão envolvidos no trabalho.

Ela lembrou que toda a estrutura foi implantada a partir do trabalho de outras duas professoras do CCB da UEL, atualmente aposentadas, Maria Helena Pelegrinelli Fungaro e Maria Angélica Watanabe. A expectativa é de que os primeiros exames realizados pela Polícia Científica cheguem ao Laboratório no início de 2022. “Será um grande avanço, uma possibilidade de fazer a diferença na vida de milhares de crianças”, afirmou a professora.

Leia também

Projeto beneficia Assentamento na produção de polpa de frutas

Projeto de Extensão desenvolvido pelos Departamentos de Zootecnia e de Agronomia tem contribuído para a melhoria da atividade e da qualidade de vida dos pequenos agricultores do Assentamento Iraci Salete, localizado em Alvorada do Sul, no norte do Paraná. Ao todo são 60 famílias de produtores rurais, divididos em 12 hectares de área onde são […]


Pesquisadores lançam livro nos EUA sobre doenças prevalentes no gado de corte

“Nem sempre o jeito que as doenças aparecem na América do Sul é o mesmo jeito que aparecem nos Estados Unidos”, afirma o docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) da UEL, Selwyn Arlington Headley. Em contato com pesquisadores de todo o mundo, o professor, que é natural de Georgetown (Guiana), é editor de uma […]


Abertas inscrições para bolsas de Iniciação Extensionista FAEPE e PIBEX-Fundação Araucária

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) informa aos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão que estão abertas até as 23h59 do dia 20 de abril as inscrições para Bolsas de Iniciação Extensionista – FAEPE/UEL e PIBEX/Fundação Araucária, vigência 2023/2024. A inscrição deve ser feita pelos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão pelo […]


Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]