Anfiteatro Menor do CCB vai receber mais de R$ 500 mil em reformas

Novidade foi anunciada pela Seti nesta semana. Espaço atende a três cursos de graduação, sete programas de pós e a outros 14 cursos de vários centros.

Com o objetivo de ampliar a oferta de eventos acadêmicos, culturais e científicos e trazer mais conforto à comunidade universitária, a Universidade Estadual de Londrina irá reformar o Anfiteatro Menor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), a Sala 201, que tem capacidade para 160 pessoas. A novidade foi anunciada nesta semana, com a publicação pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná do Termo de Execução Descentralizada (TED) de recursos do Governo do Estado. A expectativa é que o processo licitatório seja concluído ainda no primeiro quadrimestre de 2024.

Conforme a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o Anfiteatro deverá contar com investimentos da ordem de R$ 530,3 mil. O montante vai ser investido em serviços importantes para a modernização da estrutura. O prédio foi construído na década de 1970 e necessita de correções em infiltrações e problemas na rede elétrica, entre outras. Em 2020, foi interditado para uso da comunidade.

O objetivo da reforma é garantir melhores condições para a acessibilidade de Pessoas Com Deficiência (PCD), gestantes e cadeirantes, além de melhorias na alvenaria. O Anfiteatro ainda irá ganhar nova pintura, revitalização das paredes e troca das esquadrias, bem como uma ampla modernização da rede elétrica. Também está incluída a aquisição de materiais como projetor multimídia, tela de projeção e cadeiras, ainda segundo a Proplan.

O Anfiteatro Menor do CCB é considerado um importante espaço para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, como apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), seminários, simpósios, palestras e debates.

Para a diretoria do Centro de Ciências Biológicas, a intervenção será importante para o apoio às atividades realizadas por todos os centros de estudos da UEL. No entanto, irá beneficiar diretamente os docentes, pesquisadores e alunos da graduação à pós-graduação, das áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina e Psicologia.

Prioritariamente, o Anfiteatro atende às demandas de três cursos de graduação, sete programas de pós-graduação e outros 14 cursos de diferentes centros de estudos da UEL. Análise recente apontou que mais de 3,2 mil projetos envolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão foram desenvolvidos nos dez departamentos do Centro de Ciências Biológicas da UEL apenas nos últimos três anos.