Inscrições: Edital Programa de Pesquisa Básica e Aplicada

As inscrições seguem até 26 de novembro. Ao todo, a Fundação Araucária e SETI destinarão R$ 8 milhões às IEESs do PR.

O Programa de Pesquisa Básica e Aplicada (PBA), promovido pela Fundação Araucária e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Governo do Estado, está com inscrições abertas para o recebimento de projetos de pesquisa básica e aplicada. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro, na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)

O objetivo é fortalecer a produção científica, tecnológica e de inovação. Segundo o Edital 013/2021, a UEL recebeu a quantia de R$ 954 mil para a execução de pesquisas aplicadas e básicas. Ao todo, a Fundação Araucária e a SETI destinarão R$ 8 milhões a instituições de todo o Paraná para o PBA 2021, divididos de acordo com a quantidade de programas de pós-graduação de cada instituição.

Grandes Áreas do Conhecimento

Podem se inscrever no edital projetos de todas as grandes áreas do conhecimento – Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes – desde que coordenados por professores com carga horária de 40 horas semanais e com contratação efetiva.

Terão preferência projetos que se enquadrem nas áreas prioritárias da CCT no Paraná: Agricultura e Agronegócio; Biotecnologia e Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; e Educação, Sociedade e Economia. As áreas transversais são Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital.

Processo de seleção

De acordo com o diretor de Pesquisa da PROPPG, Eduardo José de Almeida Araújo, o edital oferece possibilidades a professores e todas as áreas. “Há duas faixas de inscrição, a Faixa 1, reservada a um estudante bolsista, e a Faixa 2, destinada a dois estudantes bolsistas”, explicou.

A bolsa para os estudantes, da Fundação Araucária, é no valor de R$ 400,00. Podem participar dos projetos um professor coordenador, professores colaboradores da UEL ou outras instituições, estudantes colaboradores da UEL ou outras instituições. A bolsa será concedida somente a um estudante de graduação da UEL.

A seleção dos projetos de pesquisa será feita pela Comissão Institucional do Programa de Pesquisa Básica e Aplicada. A comissão, que será formada de acordo com a demanda dos projetos, terá representantes de todas as grandes áreas do conhecimento. O resultado final será divulgado no final de janeiro e a contratação dos projetos deve ocorrer a partir de fevereiro de 2022.