Eventos das áreas de Estatística e Biometria registram ampla participação em Londrina

Ao todo, 200 trabalhos foram apresentados, 180 pôsteres e 22 expostos. Evento contou com parceria da Secretaria de Saúde de Arapongas.

O município de Londrina recebeu, entre os dias 24 e 28 de julho, pesquisadores, docentes e estudantes para o 67ª RBras e o 20º Seagro, congressos vinculados à Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (Rbras). Realizados pela entidade, os eventos contaram com a coordenação do Departamento de Estatística, do Centro de Ciências Exatas (CCE).

De acordo com a docente do Departamento de Estatística da UEL Mariana Ragassi Urbano, coordenadora do congresso, a avaliação é muito positiva tanto sobre a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, quanto em relação às atividades realizadas. Ela destaca que mais de 200 trabalhos foram apresentados, 180 na modalidade pôster e 22 de forma expositiva, estes entre projetos de doutorado, mestrado e Iniciação Científica (IC). Ao todo, o congresso contou com 150 alunos e 120 profissionais inscritos.

“Também apresentamos diversos trabalhos, dentre eles um sobre os impactos da campanha de vacinação contra a Covid-19, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas. Até o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Junior, veio para essa apresentação”, destacou a professora.

Pesquisadores integraram o 67ª RBras e o 20ª Seagro (Fotos: Arquivo pessoal).

Esta publicação é resultado do trabalho dos integrantes do projeto de extensão BRData, que colaborou amplamente com o monitoramento dos casos de Covid-19 em Arapongas, Londrina e na 17ª Regional de Saúde desde o início da pandemia. A parceria com as secretarias municipais de saúde e o estado ocorreu via Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep). “A Secretaria de Saúde precisava de auxílio para análise dos dados de Covid-19, e temos trabalhos únicos sobre os impactos da vacinação”, destaca.

Nesta edição do evento, os participantes também foram convidados a competirem em um Hackathon – maratona de programação e análises de dados – exclusivo, além de conhecerem a sede da Embrapa, na zona Norte de Londrina. “Dentre as atividades inéditas que realizamos nesta edição, destacamos o StatThon, que foi o Hackathon da Rbras. Formamos três grupos e eles receberam um conjunto de dados, ficaram trabalhando e apresentaram os resultados. Nesta sexta, também fizemos a premiação. E outra atividade nova foi a visita à Embrapa, na terça. Os inscritos passaram a manhã toda e gostaram bastante, foi muito bom”, comemora a coordenadora.

Além de contar com a presença de membros do Brazilian Journal of Biometrics e atrações culturais, o evento ainda rendeu homenagens a importantes docentes da área, caso do professor Euclides Braga Malheiros, vencedor do prêmio Destaque Rbras.

O 67ª RBras e o 20º Seagro contou com o apoio da International Biometric Society, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (Conre-3), Associação Brasileira de Estatística (ABE) e Ponta. Também contou com patrocínio das empresas Bayer e Syngenta.

Eventos contaram com apoio da International Biometric Society, da Fapesp, do Conre-3 e da ABE.