Edital seleciona médicos para jornadas de 20 e 30 horas semanais

Edital seleciona médicos para jornadas de 20 e 30 horas semanais

Inscrições até dia 17 de maio. A seleção é de acordo com a ordem de inscrição., conforme requisitos e documentação exigida.

Estão abertas as inscrições para médicos interessados em participar do Edital Nº 20/2021 que vai selecionar bolsistas para o projeto Telessaúde Paraná. São ofertadas 10 vagas para médicos, sendo cinco para jornada de 30 horas e outras cinco para jornada de 20 horas. As bolsas são no valor de R$ 4,5 mil e R$ 3 mil/ mensais, respectivamente. As inscrições vão até 17 de maio – AQUI.

O edital faz parte do programa de ações extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus. A seleção será feita pela UEL – Ação Extensionista de Telessaúde/ UEL pela Vida e Contra o Coronavírus – responsável pelas atividades do Projeto de Telessaúde do Paraná. É financiado pela da Fundação Araucária e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

De acordo com o edital, o trabalho prevê atendimento pelo modelo remoto, como é feito nas ações do Telessaúde, por meio de ferramentas conhecidas como Google Meet, GSuite, WhattsApp dentre outras. É desejável que o profissional tenha familiaridade com esses recursos tecnológicos. Segundo as normas previstas no edital, o profissional selecionado deverá realizar o atendimento por meio da internet, nos moldes do programa, sendo que os custos correrão por sua conta.

Para a coordenadora do Projeto de Telessaúde, professora Daniela Frizon Alfieri, do Centro de Ciências da Saúde da UEL, o aumento recente do número de infecções pelo novo coronavírus refletiu na demanda do aplicativo Saúde Online Paraná, esgotando todos os agendamentos disponíveis.

“Esses atendimentos remotos ajudam a reduzir a pressão nos sistemas de saúde municipais, uma vez que os cidadãos com suspeita da doença podem permanecer em isolamento, diminuindo a circulação do vírus”, afirma Daniela.

Ela destaca que a expectativa é ampliar, a partir da contratação de novos bolsistas, a oferta de atendimentos semanais para 1.400 consultas, sendo 700 consultas médicas e o restante de enfermagem. “A ideia é contribuir para o controle da pandemia, pois o serviço de telessaúde evita que pacientes com quadro leve precisem sair do isolamento para procurar atendimentos presenciais”, explica Daniela.

Seleção – A seleção será de acordo com ordem de inscrição, desde que os selecionados preencham todos os requisitos e apresentem documentação exigida. As bolsas terão validade por três meses, sendo que os profissionais selecionados deverão atuar em períodos a serem fixados pela coordenação do projeto.

(Com informações e FOTO da AEN).

Leia também