Reitoria contata parlamentares do PR para apresentação de emendas ao Orçamento de 2023

Ofício enviado aos 30 deputados federais e atuais senadores da bancada paranaense contempla também suplementação para obras como a COU e a Biblioteca Central.

A Administração da UEL enviou ofício aos 30 deputados federais que integram a atual bancada paranaense, além dos atuais senadores Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, para considerarem projetos estratégicos da Universidade em emendas parlamentares. As correspondências foram enviadas no final de outubro, dentro do prazo para apresentação junto ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023, que deverá ser estendido até 10 de novembro, segundo a assessoria de imprensa da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Além do envio, a Administração tem contatado pessoalmente os parlamentares da região, inclusive deputados estaduais e a liderança da bancada.

Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, o documento elenca projetos estratégicos e de grande impacto social que somam R$31,6 milhões. As demandas apresentadas preveem o desenvolvimento de propostas de acessibilidade no Campus da UEL, um investimento de R$2,3 milhões de reais; a finalização das obras do prédio da nova Biblioteca (R$7,09 milhões), reforma das instalações elétricas do Museu Histórico de Londrina (R$2,3 milhões) e a finalização das obras da Clínica Odontológica Universitária (COU) (R$20 milhões).

De acordo com a reitora, a proposta enviada aos parlamentares justifica que a Universidade completou 51 anos, conseguindo o reconhecimento no país e exterior e oferecendo 52 cursos de graduação presenciais e um à distância, além de 191 de pós-graduação (residências, especializações, mestrados e doutorados). Atualmente são 1.893 projetos e programas que envolvem Ensino, Pesquisa e Extensão. Na área da inovação, a UEL obteve 29 patentes em 2021, destacando-se entre as 20 instituições mais inovadoras do país.

Na avaliação da reitora, as solicitações representam uma aproximação da sociedade para o desenvolvimento de projetos estratégicos relacionados ao ensino e que atendem à comunidade como um todo. Ela explica que a Reitoria já vinha se mobilizando junto às representações políticas paranaenses nas esferas estadual e federal. “São projetos estratégicos que exigem um esforço grande de suplementação de recursos. São investimentos para melhorar as condições dos espaços e avançarmos em áreas como, por exemplo, acessibilidade e segurança”, explicou.

Marta completa que a proposta é viabilizar uma suplementação orçamentária para essas demandas já estabelecidas na Universidade, além da conclusão de obras iniciadas e que vão impactar serviços para a comunidade externa, como por exemplo, a COU e a Biblioteca Central.

Reitora da UEL, Marta Favaro. Documento foi entregue a 30 deputados federais e três senadores que representarão o Paraná no próximo mandato (Agência UEL).

Obras

Com mais de 50 anos de atividades e reunindo uma comunidade de mais de 20 mil pessoas, a UEL necessita de adequações para melhorar a acessibilidade, se adequar às legislações e às normas técnicas. A proposta encaminhada aos parlamentares prevê acessibilidade para o Calçadão, a construção de uma rampa de acesso ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) e ao Centro de Ciências Biológicas (CCB) e a instalação de elevadores e plataformas nos prédios de dois laboratórios – LADA/CCB e Química/CCE. O projeto também prevê instalação de piso tátil e outras instalações no CLCH.

Outra obra elencada é a finalização da nova Biblioteca. A construção se encontra paralisada por não cumprimento de contrato da empresa vencedora da licitação. Até o momento, foram concluídos 50% da parte estrutural. O novo processo de seleção de construtoras está pronto para ser encaminhado. O acervo de livros da biblioteca conta com 289.518 títulos, além de 368.322 fascículos de periódicos e 2.667 livros digitais. O novo espaço representará uma melhora na qualidade dos serviços ao público, seja pelo atendimento presencial ou virtual.

Já a proposta de reforma das instalações elétricas do Museu Padre Carlos Weiss tem o objetivo de melhorar e garantir a segurança de um importante patrimônio cultural do Paraná, administrado pela UEL. O prédio passou por várias reformas nos últimos anos. No entanto, um dos projetos mais relevantes – que, se não for executado, coloca em risco o acervo – é a reforma das instalações elétricas.

A proposta contempla a instalação de um para-raios, a renovação das instalações, a adequação da iluminação cênica das salas de exposição e a instalação da rede lógica. O acervo do Museu conta com mais de 50 mil peças, livros, revistas, jornais, obras de arte, fotografias, microfilmes, fitas, mapas e outros materiais que guardam a memória de Londrina e região.

Outra obra de grande relevância sugerida aos parlamentares é a conclusão da construção do prédio da Clínica Odontológica Universitária (COU), que promove assistência à saúde bucal da população de Londrina e região, com serviço especializado em Periodontia, Endodontia, Prótese, Dentística, Cirurgia e Odontopediatria.

O prédio foi inaugurado em 2018 e conta com três blocos de construção, sendo que o somente o primeiro se encontra finalizado. Os demais deverão ser utilizados para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, ampliando a oferta dos serviços de odontologia para a população mais vulnerável. Por ano a COU realiza em média mais de 49 mil atendimentos e mais de 45 mil procedimentos, desde pequenas cirurgias, orientações e tratamentos dentários.