Cerimônia reúne primeira turma de Medicina da UEL

Os 55 anos de história do curso de Medicina marcam excelência na formação de profissionais qualificados. Cerimonia reuniu veteranos do curso.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O Colegiado de Medicina da UEL promoveu uma Solenidade em comemoração aos 50 anos de formação da primeira turma de Medicina, na última sexta-feira (9). Também foram celebrados os 55 anos do Curso de Medicina da UEL. A cerimônia ocorreu no Anfiteatro do HU e reuniu docentes e egressos da primeira turma, docentes aposentados, familiares, estudantes e servidores.

A história do curso de Medicina começa em 1965, ano em que o médico Âscencio Garcia Lopes inicia uma articulação para viabilizar a implantação do curso na cidade. Em 1967, o curso de medicina é inaugurado. Sua implantação também foi o pilar da criação do Hospital Universitário em agosto de 1971. Tanto o curso quanto o HU iniciaram suas atividades antes mesmo do nascimento da UEL, em outubro de 1971 com a congregação das faculdades existentes na cidade: Medicina, Odontologia, Direito e Filosofia, Ciências e Letras, tendo como seu primeiro reitor Âscencio Garcia Lopes.

Descerramento da placa de homenagem oferecida pela primeira turma de Medicina da UEL (Agência UEL)

O evento foi marcado pelo descerramento de uma placa de homenagem oferecida pela primeira turma para a UEL, realizado pela reitora, Marta Favaro, e pelo orador da primeira formatura de Medicina, Miguel Nadim Zidan. Também houve homenagens aos docentes aposentados durante o período da pandemia, aos primeiros docentes e aos egressos comemorando 50 anos de formatura.

Também aconteceu a entrega do livro “Ciência da Longevidade” e “50 anos do Curso de Medicina de Londrina” aos homenageados. Como símbolo do orgulho pelo ingresso ao curso, os alunos da atlética de Medicina, Amanda Dias e Felipe Rodrigues, entregaram aos homenageados a bandana laranja, tradicional acessório dos calouros do curso.

Homenageados receberam as tradicionais bandanas laranjas, usadas por ingressantes de Medicina (Agência UEL)

Também estiveram presentes o vice-reitor, Airton Petris; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Andrea Name Colado Simão; o coordenador e a vice-coordenadora do colegiado de Medicina, Alessandro Melanda e Neide Tomimura Costa; o diretor Clínico do HU, Alcindo Cerci Neto, e os ex-reitores da UEL, os médicos João Carlos Thomson e Pedro Gordan.