Adolescentes com cardiopatia congênita e crianças com asma são atendidos por projetos de Fisioterapia
Adolescentes com cardiopatia congênita e crianças com asma são atendidos por projetos de Fisioterapia
Dois projetos integrados de pesquisa e extensão, voltados ao atendimento de fisioterapia especializada, estão com vagas abertas para tratamento de adolescentes com cardiopatia congênita e crianças com asma. Os projetos, intitulados: “Efeitos do Treinamento Físico em Solo e em Água em Adolescentes com Cardiopatia Congênita” e “Comparação dos Efeitos de Três Protocolos de Treinamento Físico […]Dois projetos integrados de pesquisa e extensão, voltados ao atendimento de fisioterapia especializada, estão com vagas abertas para tratamento de adolescentes com cardiopatia congênita e crianças com asma.
Os projetos, intitulados: “Efeitos do Treinamento Físico em Solo e em Água em Adolescentes com Cardiopatia Congênita” e “Comparação dos Efeitos de Três Protocolos de Treinamento Físico em Desfechos Clínicos de Crianças com Diagnóstico de Asma”, são coordenados pela professora Josiane Marques Felcar do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (CCS-UEL) e vinculados ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação (Associado UEL/Unopar).
Para ambos os projetos, as atividades serão realizadas no solo (convencional) ou na piscina do Hospital Universitário (HU). O tratamento tem duração de três meses e contará com exercícios respiratórios e de fortalecimento. Ao fim deste período, os participantes receberão o relatório elaborado com base nas avaliações detalhadas realizadas no ingresso e no término do tratamento. Os dois projetos, que já se iniciaram seguem até 2027.
Efeitos do Treinamento Físico em Solo e em Água em Adolescentes com Cardiopatia Congênita
Este projeto oferece tratamento para adolescentes de 13 a 17 anos, com cardiopatias congênitas, submetidos anteriormente à cirurgia cardíaca e que não realizem atividade física regularmente. Estes pacientes serão avaliados pela equipe de fisioterapia e cardiologistas envolvidos no projeto. Desta forma, o programa de exercícios é individualizado e seguro.
O objetivo é a melhora da função pulmonar, da força muscular respiratória e periférica, da capacidade de exercício, da qualidade de vida e o fortalecimento do sentimento de segurança para prática de atividade física.
Os interessados em participar deste projeto deverão entrar em contato com Karina pelo telefone (43) 99961-2602.
Comparação dos Efeitos de Três Protocolos de Treinamento Físico em Desfechos Clínicos de Crianças com Diagnóstico de Asma
Voltado para crianças de 8 a 12 anos, com asma controlada, que não realizem atividade física regularmente, este projeto tem por objetivo a melhora da função pulmonar, da força muscular, da capacidade de exercício, da qualidade de vida e do sono do paciente.
Os interessados podem entrar em contato com Maria Eduarda pelo telefone (43) 3371-2490 ou pelo e-mail md_eduarda@uel.br.
