Livro de pesquisadora da UEL é semifinalista do Jabuti Acadêmico
Livro de pesquisadora da UEL é semifinalista do Jabuti Acadêmico
O livro está incluso na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social no eixo de Ciência e Cultura.Com relatos reais de sete mulheres que enfrentaram a violência de gênero, o livro de Giovana Maria Mourinho Ferreira e Marselle Nobre de Carvalho, “Caminhos da Rede: e as histórias de sete mulheres vítimas de violência em Londrina – Paraná” tem como um de seus objetivos retratar o quão complexo foram os caminhos percorridos por elas em busca de apoio, cuidado e proteção. Porém, o objetivo central do livro não é avaliar a rede e os serviços ofertados em Londrina.
Podendo ser encontrado de maneira gratuita neste link, o livro é resultado de uma dissertação de mestrado defendida em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSGC), do Departamento de Saúde Coletiva da UEL (DSC/UEL), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL.
Com relatos de Carolina, Cecília, Cora, Luci, Marina, Mariana e Miriam, a obra transmite a perspectiva de mulheres que sofreram violências e que na maioria das vezes, são retratadas apenas no papel de vítimas. Conforme descrito em seu prefácio, as histórias possibilitam a criação de políticas públicas que sejam de fato efetivas no enfrentamento da violência contra as mulheres que, apesar dos avanços, ainda possui falhas.

Uma dessas deficiências é descrita no depoimento de Carolina. “Eu acho que tem um ´déficit´ muito grande entre o serviço que a prefeitura passa e o que a população sabe, então eu acho que deviam ser feitas mais campanhas assim para que a população se sinta acolhida se acontecer alguma coisa com ela, aonde ela pode ir, em quem ela pode procurar, acho que falta muito isso”.
Em um contexto de crescimento constante no registro de casos de violência, segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam) de 2025, o livro encoraja demais mulheres a denunciarem e a buscarem apoio.
Marselle Nobre de Carvalho, uma das autoras do livro, também é coordenadora do projeto PET- Saúde Equidade, que visa promover a igualdade e a inclusão no âmbito da saúde e conta com docentes, estudantes da UEL e profissionais da área da Saúde.
Jabuti Acadêmico
O Prêmio Jabuti Acadêmico está em sua segunda edição e difere do Prêmio Jabuti por contemplar exclusivamente obras acadêmicas, científicas, técnicas e profissionais, refletidas nos eixos e categorias de premiações. As obras finalistas e premiadas com o Jabuti Acadêmico e passam a ser levadas a eventos literários mundiais através do projeto “Brazilian Publishers”.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)