Professora da UEL participa da 14a. Conferência Panamericana de Educação Farmacêutica no Peru
Professora da UEL participa da 14a. Conferência Panamericana de Educação Farmacêutica no Peru
Especialistas e autoridades compartilharam ideias, novas práticas e trocaram experiências inovadoras e bem-sucedidas na área de educação farmacêutica.A professora Ester Massae Okamoto Dalla Costa, Chefe do Departamento de Saúde Coletiva (Centro de Ciências da Saúde), participou da 14a. Conferência Panamericana de Educação Farmacêutica, que ocorreu, de 15 a 16 de outubro, na cidade de Lima (Peru). Ela foi como Delegada do Brasil e membro do comitê Executivo e Organizativo, no evento que reuniu 115 profissionais, acadêmicos, estudantes e representantes institucionais de 23 países americanos, e que desde 1990 tem sido um espaço importante para a reflexão, análise e elaboração de propostas relacionados ao tema da Educação Farmacêutica.
Nesta edição, o tema foi “La Educación Farmacéutica frente a los Desafios Globales del 2030”. O evento combinou palestras de especialistas, painéis de discussão, workshops colaborativos e sessões de trabalho técnico, promovendo o diálogo interprofissional e o desenvolvimento coletivo de soluções educacionais. Especialistas e autoridades compartilharam ideias, novas práticas e trocaram experiências inovadoras e bem-sucedidas na área de educação farmacêutica.
Como parte do encontro, foi aprovada a Declaração de Lima 2025, que estabelece princípios e compromissos sobre o uso de tecnologias educacionais, formação híbrida e inteligência artificial em processos pedagógicos.
Também foi apresentada a atualização de 2025 do “Plano Básico para a Educação Farmacêutica e as Competências do Farmacêutico”, que orientará a formação profissional para os desafios dos próximos cinco anos.

(Foto: Arquivo pessoal)
A próxima CPEF será realizada em 2027, em Toronto (Canadá) e o Brasil continua integrando o Comitê Executivo da CPEF e estará participando da Comissão Organizadora da próxima Conferência. O evento é organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde.
(Com informações da OPAS/OMS)
