Projeto capacita educadores sobre cultura de adoção nas escolas

Primeira palestra, sábado (22), trata do tema "Adoção na Escola". A atividade é gratuita.

Beatriz Botelho

Agência UEL

O projeto de extensão “Adoção e acolhimento institucional”, ligado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), inicia neste sábado (22) capacitação para educadores de Londrina sobre o tema adoção. A palestra, que é gratuita, tem como tema “Adoção na escola”, com transmissão a partir das 8h30, pelo Google Meet. Gestores e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, estudantes do curso de Pedagogia, Psicologia e demais interessados na temática podem se inscrever AQUI.

Até o momento, estão inscritos educadores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rafaela Kemmer de Moraes, da Escola Municipal Nina Gardemann e do Centro Educacional da Criança e do Adolescente – Escola CECA. Ao longo do ano, o conteúdo da palestra será ministrado para diferentes escolas da cidade, em diferentes datas. Os participantes inscritos receberão certificado de quatro horas.

Cultura da adoção na escola

Segundo a coordenadora do projeto, Gilmara Lupion Moreno, professora do Departamento de Educação, do CECA, capacitações semelhantes ocorrem há três anos. Ela explica que o tema é praticamente inexistente em cursos de formação direcionados aos profissionais e professores da Educação Básica, por isso, eles muitas vezes apresentam dificuldades em lidar com a condição dos alunos. “As crianças vêm de diversas formas de constituição familiar, e a adoção é uma delas, é uma via de parentalidade”, afirma.

A capacitação será promovida com foco em temas ligados à adoção e o acolhimento institucional no cotidiano escolar. O objetivo é desenvolver uma cultura da adoção, de respeito a essa constituição familiar, desconstruindo mitos e preconceitos a partir dos conteúdos curriculares.

Para a colaboradora do projeto, Cleide Vitor Mussini Batista, professora do Departamento de Educação e coordenadora do evento, a proposta é também “desmistificar que filhos por adoção apresentam dificuldade de aprendizagem e quebrar todos os estereótipos”.

Mais informações sobre o projeto de extensão e a palestra “Adoção na escola” pelo e-mail gilmaralupion@uel.br.