Grupo de Estudo promove conversa com educador português José Pacheco

Convidado vai abordar o tema "Aprender em comunidade" dia 15, a partir das 17 horas.

Beatriz Botelho

Agência UEL

O Grupo de Estudo e Pesquisa “Lugares de Aprender”, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), promove no próximo dia 15, conversa com o educador português José Pacheco sobre o tema “Aprender em comunidade”. Gratuito e aberto ao público, o evento será transmitido a partir das 15 horas, no canal do Grupo. Interessados em receber certificado de participação podem efetivar a inscrição Aqui/Inscrições.

(Divulgação/Grupo de Estudos).

O convidado, José Pacheco, é idealizador da Escola da Ponte em Portugal, onde os alunos não são divididos em classes nem em anos de escolaridade. Ele é dinamizador da gestão democrática e da inovação na Educação. Atua como colaborador no Projeto Âncora em Cotia-SP e no Projeto EcoHabitare, focado em assessorar instituições e comunidades a desenvolver a sensibilização de educadores.

Grupo

Criado em março deste ano, o grupo de estudo e pesquisa “Lugares de aprender: relações entre escola, cidade, cultura e memória”, é coordenado pela professora Sandra Regina Ferreira de Oliveira, do Departamento de Educação, do CECA. Conta com 24 membros, entre pesquisadores e estudantes da graduação, mestrado e doutorado. Entre as diversas ações previstas, o grupo propõe estudos sobre o ensino e a relação da escola com a sociedade e a história, além pesquisas que possibilitem metodologias alternativas de educação.