Congresso Paranaense de Educação Física Escolar está com inscrições abertas

Congresso Paranaense de Educação Física Escolar está com inscrições abertas

Evento foca em discutir formação, atuação e compromisso social de professores da área nas escolas. Inscrições seguem até 13 de maio.

Estão abertas as inscrições para o 11° Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar (Conpef), que ocorre entre os dias 9 e 12 de maio, junto ao 6° Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. O evento tem como objetivo promover a análise e discussão da formação, atuação e compromisso social de professores de Educação Física. As atividades serão realizadas nos centros de Letras e Ciências Humanas (CLCH) e Educação Física e Esportes (Cefe). As inscrições seguem até 13 de maio, neste link. A taxa de inscrição custa R$ 160,00. 

Nesta edição, o evento tem como tema “Educação Física Escolar: Contextualizar e Integrar a Cultura das Humanidades e a Cultura Científica como Princípios Organizadores do Ensino” e contará com simpósios, mesas-redondas, oficinas, cursos, apresentações de trabalhos, entre outras atividades. A submissão dos trabalhos apresentados deve ser feita até 18 de março.

Segundo a professora Ângela Palma, do Departamento de Estudos do Movimento Humano, o Conpef se enquadra em uma formação continuada. O evento, na avaliação da professora, contribui para que professores da educação básica enxerguem novas possibilidades para suas escolas a partir da troca de experiências. “Embora o Conpef tenha uma função de formação de professores de Educação Física, ele tem, também, uma parte que é muito ‘chão da escola’, que discute como o professor está atuando, quais são as possibilidades de trabalhar determinado conteúdo e outras questões que mudem seu olhar sobre a sua própria escola”, explica a professora. Garantindo essa troca, os cursos disponíveis serão ofertados por professores que estão atuando em escolas das redes públicas de Londrina, Cambé e Ibiporã. 

No total, serão promovidas sete oficinas com temas variados, como “Rugby: conteúdo de ensino como esporte de invasão” e “Educação Física na Escola: as brincadeiras infantis e os jogos pedagógicos”. Ocorrerão, ainda, cinco cursos que englobam temas como “Base Nacional Comum Curricular e a Adequação Curricular da Educação Física” e “Atividade Física e Saúde Mental: impactos e concepções de corpo ao longo da história”. A programação completa de oficinas e cursos pode ser acessada aqui

Divulgação.

Programação

No dia 9 de maio, a abertura do evento será com uma apresentação artístico-cultural, às 19h30. Posteriormente, será realizada a conferência de abertura, ministrada pelo professor Cesar Aparecido Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nunes é doutor e livre docente em Educação pela Unicamp e concentra seus estudos nas áreas de política, ética, educação e direitos humanos.

Para o dia 10, no período da manhã, estão previstas apresentações de trabalhos e uma apresentação artístico-cultural. No período da tarde, serão ministrados cursos e oficinas e uma segunda apresentação artístico-cultural. Fechando a programação do dia, à noite, será realizado o simpósio “Novo Currículo Para a Graduação em Educação Física: Possibilidades e Limitações”.

O penúltimo dia de evento (11) terá início com apresentações de trabalhos e o simpósio “Direitos Humanos, Educação Física e Formação de Professores: Projetos Esportivos e Práticas Escolares”. No período da tarde, haverá oficinas, cursos e apresentações artístico-culturais. Finalizando o dia, será realizado o simpósio “Avaliação em Educação Física Para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Construindo Procedimentos”. 

Encerrado o evento, a manhã do dia 12 será marcada por apresentações de trabalhos, apresentação artística e uma mesa-redonda com o tema “Educação Física e a Cultura das Humanidades: Experiências na Educação Afrobrasileira, Indígena e na Escola de Campo em Assentamentos”. À tarde, estão programadas a roda de conversa/palestra “Cultura das Humanidades e Cultura Científica como Princípios do Ensino da Educação Física na Implementação do Novo Ensino Médio”, a conferência de encerramento “Cultura das Humanidades e a Cultura Científica como Princípios Organizadores dos Saberes Inerentes à Formação de Professores” e novas apresentações artístico-culturais.

Informações sobre horário e local das atividades estão disponíveis aqui.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também