Cefe lança documentário “50 Anos de Sonhos e Lutas” nesta quinta-feira (26)

Documentário é uma produção do Nefel que conta a história do Curso de Educação Física, que completou 50 anos de implementação na UEL.

O Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) promove, na noite desta quinta-feira (26), um novo encontro alusivo ao Jubileu de Ouro do Curso de Educação Física, o primeiro curso a ser criado na UEL após o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). O evento marca o lançamento do documentário “50 Anos de Sonhos e Lutas”, uma narrativa audiovisual de 60 minutos costurada pelos depoimentos dos principais personagens deste meio século de trajetória. O lançamento será às 19h15, na Sala 901 do Cefe, e é aberto à comunidade.

A produção do documentário é uma iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Educação Física, Esporte e Lazer (Nefel), atualmente coordenado pelo professor Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires. De acordo com a vice-coordenadora, a professora Morgana Claudia da Silva, a ideia surgiu ainda em 2020 em meio a conversas com o então diretor do Cefe, o professor Leandro Altimari, atual pró-reitor de Recursos Humanos (ProRH) da UEL. Além de um documentário, o planejamento das comemorações incluiu, ainda, o lançamento de um livro.

“O documentário é um pouquinho das histórias destas pessoas. Para o livro, constatamos vários documentos, atas, a própria memória dos professores. Naquele momento, o Cefe era o maior centro extensionista da UEL, então trouxemos (no documentário) projetos importantes que aconteceram, que acabaram e que continuam”, diz.

Abaixo, confira um trecho do documentário:

Produção

A partir das tratativas com a produtora audiovisual 111.centoeonze, 22 entrevistas foram produzidas com docentes e servidores, ativos e aposentados, além de alunos que passaram pelo curso na década de 1970. Há, também, a participação de estudantes de períodos mais recentes do curso.

Para contar os principais pontos, o documentário foi dividido em cinco grandes momentos, segundo a vice-coordenadora do Nefel: “O início de tudo”; “O Cefe como um centro extensionista”; “O início da Licenciatura e do Bacharelado e do curso de Esporte”; “O Cefe e a chegada da pós-graduação”; e, por fim, “O Cefe de hoje: para onde vamos?”

Produção conta com imagens históricas que ressaltam a trajetória do mais antigo curso de graduação da UEL (Reprodução).

Contando com fotos históricas e imagens das atividades acadêmicas, o documentário promete emocionar os espectadores em diversos sentidos. Da nostalgia motivada pelo resgate histórico à emoção causada pelo movimento dos atletas/estudantes fisgados pelas lentes. O documentário ainda encanta pelo seu conceito e arte final, com imagens grandiosas do centro e que ajudam a retratar o curso de Educação Física da UEL como um “cinquentão” cheio de vigor e energia para encarar o futuro. A trilha “Baianá”, do grupo Barbatuques, encaixa perfeitamente com a narrativa, avalia a produtora 111.centoeonze.

O documentário conta com produção e roteiro de Fernanda Merizio, Morgana Claudia da Silva, Robson Mancini e José Victos. A produção teve a colaboração de Jota Souza, Vitor Gomes, Cleuza Maria Irinneu e Luca Chacon.

Educação Física

Implementado pela resolução nº 53, de 26 de outubro de 1971, o curso de Educação Física foi o primeiro da Universidade Estadual de Londrina a ser criado, o que ocorreu menos de 20 dias após o reconhecimento pelo Ministério da Educação da criação da UEL. Seu principal objetivo de fundação foi atender facilitar o cumprimento da Lei nº 705/1969, que tornou obrigatória a prática de educação física em todos os níveis e ramos da escolarização, e do Decreto nº 69.540/1971, que regulamentou a sua integração como atividade curricular.