Professor e servidora pioneiros do EAAJ recebem título de Emérito da UEL

Pioneiro do curso de Direito e primeira secretária receberam título de professor e servidora eméritos. Aniversário do escritório foi em março deste ano.

O professor pioneiro do curso de Direito da UEL, Ruy Cunha, criador do Escritório de Aplicação e de Assuntos Jurídicos (EAAJ) e falecido em 2002, e a primeira secretária executiva do órgão, Luzia Fernandes de Campos, foram homenageados nesta sexta-feira (11), durante reunião do Conselho Universitário (CU) da UEL, realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Os dois receberam respectivamente o título de professor e servidora eméritos, em reconhecimento ao trabalho de criação e estruturação do EAAJ, que completou 50 anos de atividade em março deste ano.

Fundado oficialmente em 1973 com a missão de atender demandas da sociedade e de servir como estágio profissional para estudantes, nestas cinco décadas o Escritório contabilizou mais de 600 mil atendimentos, incluindo orientações, assistência jurídica e audiências. No entanto, nove anos antes de sua criação, em março de 1964, nascia o Escritório Modelo de Assistência Judiciária da Faculdade Estadual de Direito de Londrina, que tinha como objetivo suprir a necessidade do cumprimento do estágio pelos estudantes do 4° e 5° ano do curso de Direito. No primeiro ano de funcionamento, o órgão atendeu 986 casos, sendo que as áreas predominantes eram as Trabalhista, de Família e as cíveis e criminais.

Atualmente, o EAAJ representa a defensoria pública em Londrina, atendendo 800 pessoas por mês com consultas, informações e instruções presenciais ou por telefone. Os casos recebidos integram diversas áreas do Direito (Civil, Trabalhista, Previdenciário, Administrativo e Penal). O Escritório também abriga dois importantes núcleos, o Maria da Penha (Numape) e o de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ).

HomenagemEAAJ2
HomenagemEAAJ7
HomenagemEAAJ3
HomenagemEAAJ1
HomenagemEAAJ5
HomenagemEAAJ4
HomenagemEAAJ6
next arrow

O professor Ruy Cunha teve uma trajetória marcante, na UEL e em Londrina, onde atuou inicialmente como advogado e depois como promotor público. Ele chegou ao norte do Paraná em 1940 e foi responsável pela criação de entidades importantes, como o Conselho Municipal de Segurança. Na UEL, onde atuou por mais de 20 anos lecionando Criminologia e Direito Penal, ele teve a ideia de criar inicialmente o Escritório Modelo, que deu origem ao EAAJ.

O ex-professor e promotor morreu em abril de 2002, aos 89 anos. O título de professor emérito foi recebido pela desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, Lídia Maejima.

Reconhecimento

Aos 84 anos, a primeira secretária executiva do EAAJ, Luzia Fernandes de Campos, recebeu o título de servidora emérita das mãos da reitora da UEL, Marta Favaro. A trajetória profissional de Luzia inclui passagens pela antiga Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), atual Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Hábil datilógrafa e reconhecida pela capacidade administrativa, ela participou intensamente do processo de criação do EAAJ, tendo sido responsável por digitar os processos.

Nos cerca de 40 anos em que atuou como servidora, além de atuar no Escritório, também participou do primeiro Vestibular Unificado, em 1972, e em diversas comissões examinadoras de títulos. Luzia se aposentou em 2010 compulsoriamente, aos 70 anos de idade.

Em seu pronunciamento, a reitora lembrou a grandeza do Escritório de Aplicação que presta um serviço fundamental, atendendo sobretudo a comunidade mais carente de Londrina e região. Ela afirmou que os pioneiros reconhecidos com a maior honraria da Universidade se destacaram pelo empenho e dedicação, que tem origem no sentimento de pertencimento – ou seja, na percepção de ser integrante de uma comunidade e valorizá-la, entregando o melhor.

“Que possamos aprender com tudo isto que foi construído. Fundamental compreender esse sentimento de pertencimento, porque será a grande diferença na hora de atendermos a nossa comunidade”, discursou Marta Favaro.

Diversas autoridades participaram da cerimônia do Conselho Universitário na manhã desta sexta, como a vereadora Lenir de Assis; o delegado da 10ª Subdivisão Policial (SDP), João Batista dos Reis; os promotores Renato Santana e Jorge Barreto da Costa; a juíza Zilda Romero e o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cardoso. Também estiveram presentes o diretor do Instituto de Criminalística, Luciano Bucharles, a diretora do EAAJ, professora Márcia Teshima, diretores de centro, pró-reitores e diretores de unidades da universidade.

Imagens do Tempo

Nesta sexta, também como parte das comemorações ao cinquentenário do Escritório de Aplicação, foi lançada a exposição “Imagens do Tempo”, que conta parte da história do órgão da UEL, desde sua fundação até os dias de hoje. A exposição está instalado ao lado do anfiteatro e fica aberta à visitação do público até 18 de agosto.

Veja, abaixo, a matéria da TV UEL sobre a entrega dos títulos eméritos aos servidores do EAAJ: