“Imagens do Tempo”: exposição fotográfica conta parte dos 50 anos do EAAJ

Abertura será às 10h, nesta sexta (11), no Anfiteatro do Cesa. Órgão completou 50 anos em março deste ano.

Criado em março de 1973, o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) da UEL completou seu quinquagésimo aniversário este ano, acumulando uma gloriosa marca de mais de 600 mil atendimentos da população da região de Londrina em sua história.

Parte das comemorações do Jubileu de Ouro, a exposição fotográfica “Imagens do Tempo” pretende contar um pouco dessa trajetória. A abertura será às 10h desta sexta-feira (11), no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), contando com a presença de importantes personagens e amigos que fizeram a história do órgão da UEL. Na ocasião, haverá, também, uma homenagem a profissionais que construíram a história do Escritório de Aplicação.

Em 50 anos de história, mais de 600 mil casos foram atendidos por estudantes supervisionados (Foto: NDPH/UEL).

Para marcar as comemorações, a equipe do EAAJ realizou, no dia 31 de maio, o plantio de uma peroba, árvore símbolo da universidade. O plantio foi uma homenagem à professora aposentada Rita de Cássia Ferreira Leite, ex-diretora do EAAJ, e reuniu antigos funcionários do Escritório, professores e membros da administração da Universidade no Bosque Perobal.

A atual diretora, Márcia Teshima, professora do Departamento de Direito Privado (Cesa), destaca que o EAAJ atende aproximadamente 800 pessoas por mês, entre consultas, informações, triagens e instruções presenciais e por telefone. Os casos recebidos integram diversas áreas do Direito (Civil, Trabalhista, Previdenciário, Administrativo e Penal, exceto homicídio e tentativa de homicídio). “Ainda funcionam junto ao EAAJ dois Núcleos, o Numape e NEDDJI, cujos casos são específicos das varas Maria da Penha e da Infância e Juventude”, explica.

Divulgação.

O Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da UEL está localizado na Rua Brasil, 742 (Centro). Podem solicitar atendimento pessoas com renda de até três salários mínimos e que residam em Londrina ou nos distritos rurais. Basta entrar em contato com o órgão pelos telefones (43) 3371-5188 ou (43) 3371-5189 e agendar o dia e horário da triagem, que será feita por um estudante com supervisão de um docente orientador. O órgão presta atendimento aos casos em andamento de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h. Às sextas-feiras, são realizadas as triagens previamente agendadas, das 8h às 12 e das 13h às 17h.