UEL oferta MBA em Gestão de Projetos para o primeiro semestre de 2024

UEL oferta MBA em Gestão de Projetos para o primeiro semestre de 2024

Curso será voltado ao desenvolvimento de competências gerenciais, gestão e liderança corporativa.

A Universidade Estadual de Londrina vai ganhar um novo curso de especialização lato sensu voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais, gestão e liderança corporativa. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a criação do MBA em Gestão de Projetos, que será o 4º neste formato ofertado pela instituição. O início das aulas da primeira turma está previsto para o primeiro semestre de 2024, desde que haja mínimo de 30 estudantes matriculados.

A diretora de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) da UEL, professora Suzana Mali de Oliveira, explica que a proposta aprovada prevê carga horária de 420 horas (28 créditos) divididas em três períodos. O corpo docente será formado por nove professores da UEL e quatro convidados. Ela também destaca que o edital contendo todas as informações será publicado pela ProPPG até o dia 16 de outubro. 

Formação 

De acordo com o chefe do Departamento de Administração (Cesa) e coordenador do MBA, professor Fernando Kaname Westphal, o MBA em Gestão de Projetos da UEL tem o objetivo de capacitar profissionais de diversas áreas a lidarem com os desafios relacionados à atualização das competências gerenciais diante das demandas estratégicas das organizações. Ao mesmo tempo, é voltado a capacitar recursos humanos para atuarem na transformação dos processos de liderança no contexto dos projetos e à criação de valor para as diversas partes interessadas em uma perspectiva econômica, social e tecnológica.

No primeiro módulo, diz, os pós-graduandos serão apresentados às disciplinas fundamentais da área, tais como Gestão do desenvolvimento de produtos e inovação e Análise de viabilidade de projetos. “Os estudantes vão ter uma introdução aos contextos de aplicação da gestão de projetos. Então, nesse primeiro bloco, ele começam a adquirir essas competências gerenciais e análise de viabilidade financeira de projetos, que caracterizam os cursos de MBA”, explica.

Já o segundo bloco de disciplinas é voltado para o aprofundamento das competências técnicas. As disciplinas ofertadas serão Administração estratégica e simulação gerencial; Metodologia de pesquisa e projeto de conclusão do curso; Abordagens tradicionais e adaptativas na gestão de projetos; Gestão do escopo e da qualidade do projeto; Gestão dos recursos e do cronograma do projeto; Gestão dos recursos e custos do projeto; e Gestão de aquisições e riscos do projeto. 

“Este grupo de disciplinas visa discutir interfaces que os profissionais vão encontrar nas organizações. Então, oferece formação que muitas vezes estes profissionais não encontraram, tais como profissionais das Engenharias e Computação, por exemplo, que tenham interesse em complementar a sua formação em torno dos projetos”, diz. 

O último modulo do curso é voltado ao desenvolvimento das chamadas Soft Skills, ou habilidades finas, tão valorizadas no contexto empresarial atualmente. As disciplinas deste módulo são: Liderança e carreira na gestão de projetos; Gestão de stakeholders e equipe de projetos; Comunicação e Design Thinking e PMO, Gestão de portfólio e tópicos especiais.

Pós-graduação

O MBA em Gestão de Projetos é o 5ª curso de pós-graduação lato sensu desenvolvido no Departamento de Administração da UEL e prevê ofertar até 45 vagas, com início em 2024. Atualmente, a UEL já oferta MBAs em Gestão de Marketing e Mídias Sociais, Gestão de Pessoas e People Experience e de Inovação e Design Thinking

“A área tem surgido como uma opção de carreira muito forte nos últimos dez anos, com um amplo campo de atuação. Pensando em termos gerenciais, o curso é voltado para desenvolver a capacidade dos profissionais em proporem soluções e iniciativas que consigam aliar inovação e geração de valor com agilidade. Isso demanda que os projetos tenham uma capacidade de adaptação muito grande, exigindo dos seus gestores capacidade gerencial diferenciada”, conclui o coordenador. 

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