Visitas Técnicas do Paraná Faz Ciência estão com inscrições abertas

Exposições ocorrem de 7 a 9 de novembro e vão levar comunidade para dentro de espaços científicos. Agendamentos devem ser feitos online.

As Visitas Técnicas da Semana Estadual de CiênciaTecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 já estão com inscrições abertas para interessados percorrem 65 ambientes de desenvolvimento tecnológico e científico em Londrina. De 7 a 9 de novembro, o público poderá vivenciar experiências imersivas em locais pertencentes à Universidade Estadual de Londrina, como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), localizado no Hospital Universitário (HU), através do agendamento online. As visitas integram o Paraná Faz Ciência 2023, que será realizada na UEL, entre os dias 6 e 10 de novembro, e deve celebrar a ciência produzida nas instituições do Paraná.

As inscrições para as Visitas Técnicas, destinadas a colégios e grupos grandes, vão até 31 de outubro, são gratuitas e podem ser feitas na programação do Eixo 3 do site do Paraná Faz Ciência. Os visitantes devem selecionar reservas individuais ou em grupo para os passeios descritos no site, respeitando o limite de vagas de cada período. O preenchimento da ficha técnica com dados do responsável necessita ser efetivado em até 15 minutos.

Segundo Leandro Martins, coordenador do projeto Museu Didático de Anatomia Professor Carlos da Costa Branco, do Departamento de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas (CCB), quem participar do tour guiado no museu perceberá diversas melhorias no acervo. Entre elas, destaca a inclusão de QR Code nas peças, nova iluminação com lâmpadas LED e reconstrução 3D. Os monitores do espaço também abordaram as principais anomalias em animais e humanos, bem como a história por trás dos elementos em exposição.

Um dos locais abertos para visitação, o Museu de Anatomia recebe inscrições da comunidade para visitas até dia 31 de outubro (Reprodução).

Já para os amantes da comunicação, a Rádio UEL FM, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), abrirá suas portas entre os dias 7 e 9 de novembro. A programação é restrita à entrada de até dez indivíduos por passeio e inclui a ida aos três estúdios, à discoteca e ao mini museu. Joabe Viera da Costa, funcionário do setor, deve auxiliar nas visitas, que devem durar em média 15 minutos.

No caso do Laboratório de Tratamento de Água e Resíduos – Labtar, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), a docente Emília Kuroda explica que a mostra prevê uma apresentação dos estudos em andamento pelo grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Com limite de 15 pessoas por equipe, o espaço receberá excursões sequenciais guiadas das 9h às 12h, no dia 8 de
novembro.

As Visitas Técnicas são uma realização da UEL em parceria com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Para mais informações sobre o Paraná Faz Ciência 2023, acesse os eixos temáticos do evento.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.