Ranking AD Scientific aponta pesquisadores da UEL entre os mais influentes do mundo

Ranking AD Scientific aponta pesquisadores da UEL entre os mais influentes do mundo

Resultado mostra relevância da pesquisa e do conhecimento transferido pelos pesquisadores na UEL. Foram analisadas 23 mil instituições de todo o mundo.

A Universidade Estadual de Londrina e seus docentes aparecem bem posicionados no AD Scientific Index 2024, novo ranking internacional que analisa o impacto da produção científica de pesquisadores individualmente, a partir de pontuações e citações no Google Scholar. Motivo de celebração para toda a comunidade universitária, o resultado demonstra a relevância da pesquisa acadêmica e do conhecimento transferido pelos docentes da UEL aos graduandos e pós-graduandos ao longo da sua formação.

De acordo com o AD Scientific Index 2024, a UEL é a 21ª Instituição de Ensino Superior (IES) mais relevante do País, ocupando o 25º lugar quando consideradas todas as universidades da América Latina. Na edição de 2024, o AD Scientific Index analisou 23.189 instituições de todo o mundo, entre as quais 578 brasileiras.

Quanto ao desempenho dos seus pesquisadores, o ranking aponta que a instituição possui um docente – Waldiceu Verri Júnior, do Departamento de Ciências Patológicas (CCB) – entre os 3% mais influentes do mundo. Este número sobe para 25 professores quando considerados os 10% mais relevantes para a pesquisa acadêmica globalmente e 89 quando se trata dos 20% mais relevantes. Confira a lista dos dez docentes mais bem posicionados ao final da reportagem.

“Termômetro” da academia

Docente na UEL há 26 anos, Fabio Yamashita, do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos (CCA), é um dos professores da UEL bem ranqueados no AD Scientific. Ele considera que os rankings universitários são como termômetros dos temas das publicações, indicando, também, a sua relevância e qualidade. Dentre 150 publicações consideradas, Yamashita aparece com mais de 10,4 mil citações.

“No caso dos trabalhos desenvolvidos pelo nosso grupo de pesquisa (Desenvolvimento e Aplicação de Materiais Biodegradáveis), o tema é atual e estamos nesta área há mais de 20 anos, ou seja, o grupo acumulou uma “bagagem” muito grande e, consequentemente, visibilidade no universo acadêmico. Todo esse conhecimento foi gerado, principalmente, pelos nossos alunos de Iniciação Científica (IC), mestrado e doutorado, pois sem eles não seria possível desenvolver os projetos de pesquisa. Vários ex-alunos continuam fazendo parte do grupo agora como pesquisadores”, orgulha-se o professor.

Professor Fabio Yamashita. Há 26 anos na UEL, o pesquisador conta com uma vasta obra científica (Arquivo pessoal)

Desenvolvido em 2021, o AD Scientific Index adota um sistema de avaliação que utiliza os seguintes parâmetros: índice H total; índice H dos últimos seis anos; índice i10 total; índice i10 dos últimos seis anos; total de citações e o total de citações dos últimos seis anos. Neste sentido, para se obter um alto índice H, o pesquisador deve ter um grande número de artigos publicados, além de ter recebido um grande número de citações ao longo de um determinado período. 

De acordo com a organização do AD Scientific Index, o índice H leva em consideração as informações disponíveis nos principais bancos de dados científicos, públicos e privados, do mundo, tais como o Google Scholar, Web of Science, Scopus e Publons

Outro parâmetro importante é o índice i10. Criado para apontar os pesquisadores que possuem artigos e livros com pelo menos dez citações, o i10-index é uma métrica de impacto científico gratuita, porém restrita aos pesquisadores que possuem cadastros e submetem seu trabalho no Google Scholar.

A partir destes dados, o sistema apresenta os resultados em diferentes recortes, tais como a natureza da instituição – pública, privada, governamental ou hospitalar – e o seu posicionamento ao lado de outras instituições dos respectivos países, continentes e do mundo. Além disso, o ranking apresenta os 100 melhores classificados do mundo, continente ou país em diversas áreas do conhecimento: Agricultura e Silvicultura; Artes; Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação; Engenharia e Tecnologia; História; Filosofia; Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Naturais e Ciências Sociais.

A UEL no mundo

Relevância internacional:Número de pesquisadores na UEL:
3% mais relevantes do mundo1
10% mais relevantes do mundo25
20% mais relevantes do mundo89
30% mais relevantes do mundo154
40% mais relevantes do mundo202
50% mais relevantes do mundo259
60% mais relevantes do mundo302
70% mais relevantes do mundo317
80% mais relevantes do mundo320

Ranking dos pesquisadores (ordenado por citações)

Pesquisadores/docentes da UEL:Publicaçõescitações 
1 – Waldiceu Verri Júnior – Ciências Patológicas (CCB) 22516992
2 – Edilson Serpeloni Cyrino – Educação Física (Cefe)22410229
3 – Fabio de Oliveira Pita – Fisioterapia (CCS)   13721160
4 – Fabio Yamashita – Ciência e Tecnologia de Alimentos (CCA)  15010435
5 – Maria Victória Eiras Grossmann – Ciência e Tec. de Alimentos (CCA)11510290
6 – Selma Maffei de Andrade (Sênior) – Saúde Coletiva (CCS)  1168131 
7 – Rúbia Casagrande – Ciências Farmacêuticas (CCS)     1267301
8 – Cláudia Bueno dos Reis Martinez – Ciências Fisiológicas (CCB)959140
9 – César Ricardo Teixeira Tarley – Química (CCE)  1718504
10 – Amauri Alcindo Alfieri – Medicina Veterinária Preventiva (CCA)2249542


Leia também