Ranking AD Scientific aponta pesquisadores da UEL entre os mais influentes do mundo

Resultado mostra relevância da pesquisa e do conhecimento transferido pelos pesquisadores na UEL. Foram analisadas 23 mil instituições de todo o mundo.

A Universidade Estadual de Londrina e seus docentes aparecem bem posicionados no AD Scientific Index 2024, novo ranking internacional que analisa o impacto da produção científica de pesquisadores individualmente, a partir de pontuações e citações no Google Scholar. Motivo de celebração para toda a comunidade universitária, o resultado demonstra a relevância da pesquisa acadêmica e do conhecimento transferido pelos docentes da UEL aos graduandos e pós-graduandos ao longo da sua formação.

De acordo com o AD Scientific Index 2024, a UEL é a 21ª Instituição de Ensino Superior (IES) mais relevante do País, ocupando o 25º lugar quando consideradas todas as universidades da América Latina. Na edição de 2024, o AD Scientific Index analisou 23.189 instituições de todo o mundo, entre as quais 578 brasileiras.

Quanto ao desempenho dos seus pesquisadores, o ranking aponta que a instituição possui um docente – Waldiceu Verri Júnior, do Departamento de Ciências Patológicas (CCB) – entre os 3% mais influentes do mundo. Este número sobe para 25 professores quando considerados os 10% mais relevantes para a pesquisa acadêmica globalmente e 89 quando se trata dos 20% mais relevantes. Confira a lista dos dez docentes mais bem posicionados ao final da reportagem.

“Termômetro” da academia

Docente na UEL há 26 anos, Fabio Yamashita, do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos (CCA), é um dos professores da UEL bem ranqueados no AD Scientific. Ele considera que os rankings universitários são como termômetros dos temas das publicações, indicando, também, a sua relevância e qualidade. Dentre 150 publicações consideradas, Yamashita aparece com mais de 10,4 mil citações.

“No caso dos trabalhos desenvolvidos pelo nosso grupo de pesquisa (Desenvolvimento e Aplicação de Materiais Biodegradáveis), o tema é atual e estamos nesta área há mais de 20 anos, ou seja, o grupo acumulou uma “bagagem” muito grande e, consequentemente, visibilidade no universo acadêmico. Todo esse conhecimento foi gerado, principalmente, pelos nossos alunos de Iniciação Científica (IC), mestrado e doutorado, pois sem eles não seria possível desenvolver os projetos de pesquisa. Vários ex-alunos continuam fazendo parte do grupo agora como pesquisadores”, orgulha-se o professor.

Professor Fabio Yamashita. Há 26 anos na UEL, o pesquisador conta com uma vasta obra científica (Arquivo pessoal)

Desenvolvido em 2021, o AD Scientific Index adota um sistema de avaliação que utiliza os seguintes parâmetros: índice H total; índice H dos últimos seis anos; índice i10 total; índice i10 dos últimos seis anos; total de citações e o total de citações dos últimos seis anos. Neste sentido, para se obter um alto índice H, o pesquisador deve ter um grande número de artigos publicados, além de ter recebido um grande número de citações ao longo de um determinado período.

De acordo com a organização do AD Scientific Index, o índice H leva em consideração as informações disponíveis nos principais bancos de dados científicos, públicos e privados, do mundo, tais como o Google Scholar, Web of Science, Scopus e Publons

Outro parâmetro importante é o índice i10. Criado para apontar os pesquisadores que possuem artigos e livros com pelo menos dez citações, o i10-index é uma métrica de impacto científico gratuita, porém restrita aos pesquisadores que possuem cadastros e submetem seu trabalho no Google Scholar.

A partir destes dados, o sistema apresenta os resultados em diferentes recortes, tais como a natureza da instituição – pública, privada, governamental ou hospitalar – e o seu posicionamento ao lado de outras instituições dos respectivos países, continentes e do mundo. Além disso, o ranking apresenta os 100 melhores classificados do mundo, continente ou país em diversas áreas do conhecimento: Agricultura e Silvicultura; Artes; Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação; Engenharia e Tecnologia; História; Filosofia; Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Naturais e Ciências Sociais.

A UEL no mundo