Palestra aborda desafios das aulas remotas durante a pandemia

Live será realizada nesta quarta-feira (9), às 19h30. Voltada para professores e agentes universitários, a atividade é promovida pelo SEBEC.

“Desafio das aulas remotas na pandemia – experiências de um docente da UEL”. Este é o tema de uma palestra on-line que será realizada nesta quarta-feira (9), às 19h30. As experiências são do professor Claudinei Spirandelli, do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). Voltada para professores e agentes universitários, a atividade é promovida pelo Serviço de Bem-estar à Comunidade (SEBEC). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail psicologiasebec.uel@uel.br.

O professor Claudinei Spirandelli afirma que o ensino remoto, forjado pela pandemia de COVID-19 causada pelo novo coronavírus, afetou muito os professores por causa dos recursos tecnológicos. Para ele, os desafios maiores são para os professores que precisam se adaptar a uma realidade nova. “Fiz tudo enquanto aluno e professor do modo tradicional. Essa foi a primeira vez que a tecnologia virtual, a distância e remota se impuseram para eu trabalhar”.

(Divulgação)

Claudinei Spirandelli diz acreditar que para os estudantes, na faixa etária dos 20 anos, as aulas remotas foram mais fáceis por ser uma geração que utiliza a tecnologia para muitas finalidades. Ele ressalta que o maior desafio para esse segmento é o acesso ao equipamento por questões socioeconômicas, mas que a UEL providenciou tablets e chip de acesso à internet, proporcionando o ensino remoto a professores e estudantes.

Conforme o professor, a Universidade também disponibilizou extensa programação de cursos e treinamento, além dos pacotes de softwares e aplicativos em parceria com Google e Microsoft. “No começo fiquei apreensivo”, admite o professor. “E no final das contas, eu particularmente acho que sobrevive muito bem, obrigado”.

Ensino-aprendizagem – O professor afirma que as vantagens desse modelo passam pelos diferentes materiais e linguagens, que podem ser compartilhados pela internet, com os estudantes para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Já as desvantagens passam pela falta de retorno dos alunos por não estar face a face. O professor diz acreditar que o ensino remoto é uma alternativa para o ensino superior. Confira o áudio.

Pelo sistema tradicional de ensino, a UEL já oferece o sistema de conteúdo remoto, por meio da Sala Moodle. A disciplina pode ser oferecida parcial ou integralmente por esse sistema. Para isso, há uma série de requisitos que o curso precisa preencher, como a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que preveja a disciplina e a carga horária. A implantação das disciplinas pela Sala Moodle varia de acordo com o curso e seus objetivos.